Cecilia Feder

Diabetes Mellitus

O Diabetes Mellitus é uma doença crônica caracterizada por taxas elevadas de açúcar no sangue. Pode ocorrer devido a produção ineficiente de insulina pelo pâncreas ou pela dificuldade do organismo de responder à insulina (resistência insulínica). O quadro clínico varia desde ausência de sintomas até sintomas clássicos como emagrecimento, aumento na frequência de urinar, aumento da sede e da fome. Quando a doença não é tratada, pode causar várias complicações. Entre elas estão as doenças cardiovasculares, acidentes vasculares cerebrais, doença renal crônica, úlceras no pé, retinopatia diabética, internações hospitalares por descompensação aguda (cetoacidose diabética e estado hiperosmolar) e até mesmo morte.

O diagnóstico é feito pela medida do açúcar no sangue, que é chamado de glicemia de jejum e/ou pela HbA1c. Quando a glicemia está acima de 125mg/dl ou HBA1c maior que 6,4% por 2 exames consecutivos, faz-se o diagnóstico de diabetes. Uma medida aleatória de glicemia de 200mg/dl com sintomas clássicos também pode fazer o diagnóstico.

O grande pilar do tratamento para o diabetes consiste na mudança dos hábitos de vida: alimentação saudável, redução dos carboidratos e açucares refinados, atividade física regular, ausência de tabagismo, controle de pressão arterial e perda de peso.

Os tratamentos medicamentosos são indicados em todos os pacientes com diabetes mellitus tipo 1 e tipo 2, porém de formas diferentes.


Veja Também

entre em contato

Preencha o formulário abaixo e entraremos em contato


Cecilia K R Feder | © Todos os direitos resevados
Desenvolvido por &
WhatsApp chat