--
Cecilia Feder

Obesidade

A obesidade é uma doença crônica caracterizada pelo acúmulo excessivo de gordura corporal no indivíduo. Está correlacionada, na maioria das vezes, com hábitos de vida não saudáveis como sedentarismo e alimentação desequilibrada. Pode acarretar várias complicações a longo prazo tais como: hipertensão arterial sistêmica, diabetes mellitus, apneia do sono, gordura no fígado, dislipidemia, asma, artrose e hipogonadismo.

O diagnóstico pode ser feito de diversas formas e a mais simples e fácil é feita pela relação do peso dividido pela altura ao quadrado. Esta razão é chamada de Índice de Massa Corpórea (IMC).

Valores de referência de IMC para adultos:

18,5-24,99 kg/m2: adequado
25-29,99 kg/m2: sobrepeso
30-34,99 kg/m2: obesidade grau 1
35-39,99 kg/m2: obesidade grau 2
> ou = 40 kg/m2: obesidade grau 3

Outra forma mais precisa para avaliar a gordura corporal é por meio da Bioimpedância. Esta é uma máquina simples que, no próprio consultório, consegue calcular a quantidade de gordura corporal total e demonstrar por partes do corpo onde a gordura está mais localizada. Ela é bem precisa e pode ser utilizada para acompanhamento da perda de peso, orientação de tipo de exercício baseado nos locais de maior acúmulo de tecido adiposo e cálculo de quantidades de calorias diárias a serem ingeridas.

O tratamento para obesidade ou sobrepeso não é fácil e consiste principalmente nas mudanças de hábitos de vida: alimentação saudável e hipocalórica e atividade física regular 3 a 5 vezes por semana, por no mínimo 30 minutos. Alguns pacientes precisarão de tratamento medicamentoso e isto deve ser feito com acompanhamento de um médico especialista, de forma constante, para evitar o uso inadequado das drogas e o famoso “efeito sanfona”. Em casos de obesidade grau 3, e alguns pacientes com grau 2, a cirurgia bariátrica poderá ser indicada. Porém, o tratamento clinico deve sempre ser feito previamente, para preparar o paciente para tal procedimento, e assim proporcionar maior chance de sucesso após a cirurgia.


Veja Também

entre em contato

Preencha o formulário abaixo e entraremos em contato


Cecilia K R Feder | © Todos os direitos resevados
Desenvolvido por &