Cecilia Feder

Deficiência de Vitamina D

O colecalciferol (vitamina D3) é a forma de vitamina D sintetizada pela pele a partir de substratos ingeridos pela alimentação. Sua produção depende basicamente da exposição solar. O colecalciferol passa pelo fígado e depois vai para o rim, onde é transformado em vitamina D ativa (calcitriol).

A vitamina D é extremamente importante para o metabolismo ósseo: absorção de cálcio e fósforo e modular secreção do hormônio PTH. Nos últimos anos, ela vem sendo associada com diversas outras funções no organismo como atuar nos sistemas imunológico e cardiovascular e diminuir incidência de alguns tumores.

Os valores de referência de vitamina D mudaram há alguns meses e a recomendação para a população geral é de colecalciferol acima de 20ng/ml. Indivíduos com risco aumentado para doenças ósseas como: baixo peso, uso de medicações como corticoides, doenças disabsortivas, pós-cirurgia bariátrica e doenças ósseas estabelecidas devem manter a vitamina D de 30-60ng/mL. Abaixo de 20ng/ml é indicada a reposição oral de vitamina D, que pode ser feita por gotas ou comprimidos. A exposição solar necessária para a produção de colecalciferol é bem pequena, em torno de 5-10 minutos diários sem protetor solar. Após esse período é sempre indicado passar protetor solar para prevenir o câncer de pele.


entre em contato

Preencha o formulário abaixo e entraremos em contato


Cecilia K R Feder | © Todos os direitos resevados
Desenvolvido por &
WhatsApp chat