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Cecilia Feder

Perda de Peso

Frente as inúmeras atrações que o mercado disponibiliza, temos que ter muito cuidado antes de adotarmos qualquer tipo de dieta restritiva para perda de peso. A maior parte das dietas não são individualizadas às suas necessidades nutricionais e nem ajustadas ao seu dia a dia.

A perda de peso não deve ser o objetivo principal, mas sim uma consequência da adoção de hábitos alimentares saudáveis e mudanças no estilo de vida.

Para que a perda de peso ocorra de forma lenta e duradoura, além do plano alimentar personalizado, veja algumas dicas que podem ajudá-lo neste processo:

  • Procure evitar frituras ou preparações gordurosas como pizzas, salgadinhos, empadões, tortas salgadas, embutidos e enlatados. Eles contêm uma grande quantidade de calorias, gorduras e sódio.
  • Evite os cereais refinados como arroz branco, pães, biscoitos e bolos preparados com farinha de trigo refinada, assim como doces, tortas e sorvetes. Esses têm uma enorme quantidade de calorias por porção ingerida, e além de promover o ganho de peso também podem afetar no controle da sua glicemia;
  • Evite o consumo de bebidas alcoólicas, refrigerantes e sucos artificiais. Prefira as águas aromatizadas com limão, maçã, canela, rodelas de laranja, hortelã, etc.
    Os leites e/ou iogurtes integrais assim como os queijos amarelos, creme de leite, manteiga, maionese, carnes com gordura aparente, pele de frango, e requeijão, devem ser consumidos com moderação
  • Uma ótima dica é sempre começar as refeições pela salada, pelo teor elevado de fibras que lhe obrigará a mastigar bastante, ajudando no processo de saciedade. Porém, tome muito cuidado com o azeite. Ele é um excelente alimento, mas pertence ao grupo das gorduras.
  • Cuidado com os alimentos diet e light. Eles não contêm açúcar, ou seu teor é reduzido, mas em excesso também favorece o ganho de peso.

Lembre-se: a perda de peso deve ser lenta e contínua, com o consumo reduzido de calorias, mas rica em nutrientes para manter a sua saúde e a energia necessária para a prática de atividade física associada.


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