Cecilia Feder

14 de novembro: Dia Mundial do Diabetes

 Publicado por: Cecilia Feder

O diabetes é uma doença que tem como característica a elevação da glicose no sangue, causada por alterações na ação do hormônio insulina, cuja função principal é promover a entrada de glicose para as células do organismo.

Mais de 400 milhões de pessoas vivem com diabetes. Uma em cada duas pessoas não é diagnosticada, porém a descoberta e tratamento precoces são importantes para que não haja complicações.

Os tipos mais comuns de diabetes são:

  • Tipo 1: em que a doença é consequência da destruição das células beta do pâncreas, quando anticorpos formados pelo próprio organismo atacam essas células;
  • Tipo 2: que afeta a maioria dos pacientes, e existe uma dificuldade na ação da insulina no corpo. Sua produção aumenta para tentar normalizar os níveis de glicose; quando isso não acontece, surge o diabetes.

Não é fácil lidar com o diagnóstico de diabetes, mas com o tratamento correto e disciplina no dia a dia, é possível ter uma vida longa e saudável. Além do controle glicêmico, o paciente deve se preocupar em ter uma alimentação equilibrada e praticar exercícios físicos.

É fundamental que o paciente tenha consultas regulares com seu médico, para receber orientação nutricional correta, como utilizar insulina, evitar complicações, bem como sobre o andamento do tratamento.

O Dia Mundial do Diabetes, celebrado no dia 14 de novembro, foi criado em 1991 pela IDF (International Diabetes Federation) e a OMS (Organização Mundial da Saúde), com o objetivo de fortalecer políticas, mostrar a importância da educação e do diagnóstico precoce. Cuide bem de sua saúde.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Cecilia K R Feder | © Todos os direitos resevados
Desenvolvido por &
WhatsApp chat