Hipertireoidismo e hipotireoidismo
A glândula tireoide é um órgão que fica localizado na região do pescoço. Ele possui um formato simétrico bastante distinto que lembra um escudo.
Sua principal função é produzir os hormônios tireoidianos T3 (triiodotironina) e o T4 (tiroxina), através do estímulo do hormônio TSH. Esses hormônios funções importantíssimas de regulação do metabolismo do corpo, que incluem saúde cardíaca, ciclos menstruais, capacidade de concentração, musculatura, intestino e humor.
No entanto, seu funcionamento pode ser afetado por alguns fatores, desregulando sua produção de hormônios, tanto para mais quanto para menos. Isso produz efeitos distintos, mas de qualquer forma, prejudiciais. Quando a tireoide trabalha demais e produz hormônios em excesso, caracteriza-se a condição chamada de Hipertireoidismo. Quando ela produz hormônios em quantidade abaixo do normal, chamamos de Hipotireoidismo.
Existem algumas causas definidas para essas doenças. O hipotireoidismo é,na sua maioria, causado pela tireoide de Hashimoto. Trata-se de uma condição autoimune que provoca uma diminuição progressiva do órgão, dificultando sua produção de hormônios. Entretanto, a condição também pode ser congênita: A criança nasce sem a tireoide ou esta não produz hormônios em quantidade necessária. O famoso “teste do pezinho” frequentemente aponta a condição, que precisa ter seu tratamento iniciado imediatamentee dura a vida toda.
Já o hipertireoidismo pode ser causado por alguns motivos. Entre eles, a doença de Graves, uma doença autoimune onde o corpo produz anticorpos que “atacam” o órgão. Outra doença que também faz com que a tireoide produza hormônios em excesso é o bócio multinodular. Entre outras causas, estão o excesso de iodo na alimentação e a ingestão de hormônios.
Existem opções de tratamento que ajudam a regular o funcionamento do órgão ou então amenizar os sintomas. Muitos medicamentos ajudam quem sofre dessas condições a manter uma boa qualidade de vida. Para alguns casos a opção pode ser cirúrgica.
Conheça alguns dos sintomas dessas doenças:
Hipertireoidismo:
- Dificuldade de dormir;
- Aceleração dos batimentos cardíacos;
- Intestino solto;
- Agitação;
- Muita energia, apesar de muito cansaço;
- Queda de cabelos;
- Calor e suor exagerado;
- Menstruação irregular.
Hipotireoidismo:
- Depressão;
- Desaceleração dos batimentos cardíacos;
- Intestino preso;
- Menstruação irregular;
- Diminuição da memória;
- Cansaço excessivo;
- Dores musculares;
- Sonolência excessiva;
- Pele seca;
- Queda de cabelo;
- Ganho de peso;
- Aumento do colesterol no sangue.
Caso você possua ou suspeite de um conjunto considerável desses sintomas, sua tireoide pode não estar funcionando. Nesse caso, o ideal é procurar ajuda médica, e se dirigir a um endocrinologista o quanto antes.
Em caso de maiores dúvidas sobre o hipotireoidismo e o hipertireoidismo, entre em contato com a Dra. Cecilia Feder.