Cecilia Feder

Dia Nacional de Prevenção da Obesidade

 Publicado por: Cecilia Feder

Dia 11 de Outubro é o Dia Mundial da Obesidade e Dia Nacional de Prevenção da Obesidade.

A obesidade é considerada pela OMS uma pandemia contemporânea, já que se trata de uma doença vastamente disseminada ao redor do globo, não discriminando faixas etárias, gêneros ou etnias. É um problema que afeta praticamente todas as nações em alguma medida.

Também por isso, ela é considerada um fator de risco para doenças que podem ser potencialmente fatais, o que aumenta ainda mais a preocupação sobre ela. A obesidade funciona como um “efeito-cascata”: Ao adquirir mais peso, diversos aspectos do corpo e da saúde começam a colapsar e sofrer com problemas.

Segundo inúmeros dados médicos bastante conhecidos, a obesidade está diretamente relacionada a doenças cardiovasculares e respiratórias, doenças músculo-esqueléticas, doenças psíquicas e psiquiátricas, doenças endocrinológicas, como o diabetes tipo 2, e alguns tipos de câncer.

Portanto, é preciso entender o que é essa doença para que possamos combate-las. Segundo a Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia, a obesidade é caracterizada pelo acúmulo excessivo de gordura corporal. Dentre os fatores que causam a obesidade estão os nutricionais, fisiológicos, genéticos, psiquiátricos e psicológicos, comportamentais e ambientais.

Entretanto, é razoável assumir, dado evidências, que o maior motivo para a obesidade ao redor do mundo está ligado a fatores de sedentarismo e má alimentação. A rotina de trabalho contemporânea muitas vezes impõe sérias limitações de tempo e cansaço que desmotivam pessoas a praticarem atividades físicas. Ao mesmo tempo, também oferece uma grande quantidade de alimentos pobres nutricionalmente e ricos em gordura e sódio, como fastfood.

Existem tratamentos e procedimentos possíveis contra a obesidade. No entanto, muitos desses, como a famosa cirurgia bariátrica, são bastante invasivos e de recuperação difícil. Por isso, a melhor orientação é prevenir essa doença através de organização cotidiana e mudanças de hábitos.

Sabemos que muitas pessoas possuem, de fato, limitações financeiras, de tempo e disposição. No entanto, é possível sim criar momentos do seu dia onde atividades físicas leves podem ser praticadas para o benefício da sua saúde. Da mesma forma, é possível reorganizar sua dieta de forma balanceada e saudável usando alimentos comuns e de fácil acesso.

Neste dia 11 de Outubro, vamos nos conscientizar sobre os perigos da obesidade e sobre os meios de preveni-la.

Para maiores informações sobre a doença, entre em contato com a Dra. Cecilia Feder, especialista em endocrinologia, e agende sua consulta.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Cecilia K R Feder | © Todos os direitos resevados
Desenvolvido por &
WhatsApp chat