Cecilia Feder

Diabetes na pandemia

 Publicado por: Cecilia Feder

A doença conhecida como diabetes acontece quando o corpo humano não produz insulina ou existe uma resistência à ação deste hormônio nos órgãos alvo. A insulina é responsável por um dos processos metabólicos mais importantes do corpo, possibilitar a entrada das moléculas de glicose (muito conhecidas pelo açúcar) nas células onde serão transformadas em energia. Sem esse processo, nosso corpo não tem energia.

Disso, derivam alguns dos sintomas mais conhecidos do diabetes:Vontade frequente de urinar, fome excessiva, sede excessiva, emagrecimento, fraqueza, fadiga, nervosismo, mudanças de humor, náuseas, vômito, feridas que demoram para cicatrizar, visão turva, formigamento nos pés e furúnculos. Embora as pessoas que sofrem com a doença não necessariamente apresentem todos os sintomas, eles são muito incômodos e perigosos.

Embora não possua cura, o diabetes pode e deve ser tratado. Felizmente, hoje existem boas alternativas medicamentosas e de estilo de vida que controlam a glicose no sangue permitindo uma boa qualidade de vida a longo prazo sem grandes complicações. Entretanto, a pandemia do COVID-19 tem representado um desafio para quem sofre com o diabetes.

Entretanto, a pandemia do COVID-19 tem representado um desafio para quem sofre com o diabetes. O diabetes é uma doença que exige atenção e controle constantes. Em tempos de pandemia onde o deslocamento e o contato com outras pessoas são limitados, ações simples que podem garantir o bem-estar e a segurança das pessoas com a doença são bastante dificultadas.

Isso, de forma alguma, deve significar o afrouxamento das medidas de segurança pessoais. Pessoas diabéticas não apresentam mais ou menos risco de contrair o COVID-19. Entretanto, O COVID-19 se caracterizou justamente por se aproveitar da fragilidade dos pacientes. As maiores taxas de fatalidade durante a pandemia ocorrem justamente entre pessoas que tem o sistema imunológico debilitado ou que já sofrem com alguma condição de saúde preexistente.

Dessa forma, os pacientes que sofrem com o diabetes precisam se manter alerta e ativos.Manter uma alimentação saudável e regrada além da prática de atividades físicas moderadas ajudam o corpo a se manter saudável e resistente.

E para manter o controle do diabetes, a Dra. Cecília Feder disponibiliza o atendimento online, tornando a manutenção dos cuidados contra o diabetes mais acessível, segura e confortável para os pacientes.

Entre em contato conosco e agende sua consulta.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Cecilia K R Feder | © Todos os direitos resevados
Desenvolvido por &
WhatsApp chat