Obesidade durante a pandemia
O isolamento necessário para coibir a disseminação do coronavírus (COVID-19) não veio sem um profundo impacto na rotina das pessoas. Não apenas psíquico e emocional, mas físico também. O processo de acomodação é natural ao passarmos muito tempo em casa; não obstante, uma das poucas atividades físicas que praticamos cotidianamente – andar – também é bastante diminuída.
Isso cria um misto de confortos muito próximos e constantemente acessíveis com a falta de disposição provocada por uma ansiedade e tristeza naturais,e pela falta de estímulos físicos em geral. Assim, as pessoas acabam se entregando ao sofá e aos alimentos de micro-ondas.
Assim, é natural que, após esse período da pandemia, a sociedade como um todo enfrente um crescimento sensível nas estatísticas de ganho de peso – que já não eram baixas devido ao problema de obesidade que muitas sociedades, incluindo o Brasil, enfrentam.
As consequências devido à inércia não são poucas nem irrelevantes: perda de massa muscular e ganho de peso podem tornar o retorno às atividades mais difícil, e a melancolia psíquica não colabora em nada para superar a situação.
Embora não seja fácil em uma situação complexa como essa, é preciso frisar que existem maneiras de resistir ao avanço do sedentarismo e conter o ganho de peso durante a pandemia. Atividades simples, como jogos que estimulam a mente e atividades físicas básicas de calistenia, mantém a mente e o corpo ativos.
Além disso, pessoas que mantém atividades físicas regulares apresentam maior resistência ao próprio coronavírus. Dados recolhidos durante a pandemia indicam que pessoas com deficiência respiratória e obesas são mais propensas a contrair o vírus e, devido à forma física debilitada, também são mais propensas a complicações e ao agravamento da doença.
Órgãos de saúde competenteseventualmente realizaram concessões aos especialistas da medicina, e agora é possível realizar atendimentos online. Utilize esses recursos de telemedicina não apenas para sanar problemas, mas também para preveni-los.
A Dra. Cecilia Feder está à disposição para explicar como funciona o atendimento online, assim como para orientar o público com informações de saúde durante o isolamento. Entre em contato e saiba mais sobre o assunto!