Câncer e obesidade: 13 em cada 100 casos de câncer no Brasil estão relacionados à obesidade
A obesidade se tornou um problema de saúde pública. Nos últimos 14 anos, no Brasil, o número de indivíduos nesta condição cresceu mais de 80%. E dentre os malefícios de estar acima do peso, está a relação entre câncer e obesidade.
Segundo a Pesquisa Diet & Healt Under Covid 19, realizada pela Ipsos2 em 30 países, na pandemia, os brasileiros foram os que mais engordaram: 52% declararam que ganharam em torno de 6,5 quilos desde o início da Covid-19.
No caso das crianças, o cenário não é diferente: de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), estima-se que, em três anos, a quantidade de crianças com sobrepeso e obesidade chegue a 75 milhões no mundo.
Os números preocupam muito, visto que o excesso de peso é fator de risco para uma série de doenças, inclusive para o desenvolvimento do câncer. E por que essa relação de câncer e obesidade ocorre?
Isso acontece pois o excesso de gordura corporal causa inflamação crônica, além de aumentar os níveis de hormônios específicos, provocando o crescimento de células cancerígenas, consequentemente elevando as chances do surgimento da doença.
Os números não mentem quando falamos de câncer e obesidade
Um artigo divulgado pelo INCA (índice Nacional de Câncer) afirma que 13 em cada 100 casos de câncer no Brasil são decorrentes do sobrepeso, e ainda explica que evidências científicas da Agência Internacional para Pesquisa em Câncer revelam que o risco está associado em pelo menos 13 tipos de cânceres. Dentre eles:
- Esôfago (adenocarcinoma);
- Estômago (cárdia);
- Pâncreas;
- Vesícula biliar;
- Fígado;
- Intestino (cólon e reto);
- Rins;
- Mama;
- Ovário;
- Endométrio;
- Meningioma;
- Tireoide;
- Mieloma múltiplo.
Causas e prevenção da obesidade
Ao falar de câncer e obesidade, não podemos nos esquecer que o sobrepeso está diretamente relacionado aos maus hábitos alimentares - consumo de menos alimentos frescos e mais alimentos processados.
Portanto, passou da hora de darmos mais atenção à nossa saúde mental e física, começando por tudo que comemos - o bom e velho feijão com arroz, frutas, verduras e legumes são o básico que funciona!
É essencial compreender que escolhas mais saudáveis contribuirão para o melhor funcionamento do corpo e para uma maior qualidade de vida em longo prazo. Cuide-se - obesidade, como pudemos perceber, é coisa séria e desencadeia doenças graves!
E você não precisa fazer isso sozinho; sou especialista em tratamento para obesidade, e terei o maior prazer em poder te ajudar e tirar suas dúvidas sobre a relação entre câncer e obesidade - agende um horário comigo!