Consumo de gordura saturada em excesso pode prejudicar a saúde do cérebro
Um estudo recente da Universidade de Yale, nos Estados Unidos, apontou que uma dieta com alto teor de gordura saturada estimula a inflamação no hipotálamo, região do cérebro responsável por controlar funções como o sono, a memória, a sede e a fome.
Segundo os pesquisadores, os efeitos da dieta hipercalórica podem ocorrer até três dias após o consumo, antes mesmo do corpo apresentar sinais de obesidade.
Gordura saturada não afeta apenas o físico
Os danos do consumo exagerado de gordura saturada podem ser ainda maiores. A inflamação do hipotálamo pode aumentar o consumo de alimentos e, consequentemente, o ganho de peso. Como?
A gordura saturada em excesso gera um desequilíbrio funcional dos neurônios responsáveis pelo controle da fome e da saciedade. Com isso, a pessoa pode consumir mais alimentos ricos em gordura saturada.
Esse é um cenário que abre as portas para outras doenças como a própria obesidade, diabetes e hipertensão arterial.
Não é só açúcar que importa para diabéticos
É verdade que o excesso de gordura não gera um aumento da glicemia maior que o consumo de açúcar. Mas, é preciso manter a atenção!
Para diabéticos, os riscos de doenças cardiovasculares são maiores em razão da síndrome metabólica, que normalmente acompanha o quadro. O consumo de gordura saturada em excesso pode elevar o risco cardiovascular.
Assim, exagerar na dose de gordura saturada no caso desses pacientes seria como “jogar mais gasolina na fogueira”, como costumam dizer.
Equilíbrio é a solução
Diminuir o consumo de gordura pode resultar em menos processos inflamatórios no tecido cerebral e na prevenção de doenças cardiovasculares.
Equilibrar os nutrientes é a melhor solução, sendo que priorizar alimentos de fontes naturais é o primeiro passo para uma alimentação mais equilibrada e saudável.
E a chave para manter sua saúde sempre em dia é ter um acompanhamento médico e nutricional. Em minha clínica você pode ter os dois. Entre em contato e agende sua consulta!
Para saber mais sobre os benefícios da união da endocrinologia com a nutrição, leia nosso artigo “Nutrição em conjunto com a endocrinologia a favor da saúde e do bem-estar”