Cecilia Feder

SONO E SAÚDE: DORMIR MENOS DE 5 HORAS AUMENTA RISCOS DE DOENÇAS

 Publicado por: Cecilia Feder
sono-e-saúde

Certamente, você já notou que, quando não tem uma boa noite de sono, o seu dia não rende, a produtividade cai e o dia se arrasta até que você consiga, finalmente, descansar. Isso porque sono e saúde estão totalmente relacionados. Mas quando dormir mal ou dormir pouco vira rotina é preciso atenção: diabetes, obesidade, insuficiência cardíaca e AVC estão entre as doenças com maior risco de desenvolvimento em razão da falta de sono.

Inúmeras pesquisas abordando sono e saúde já foram realizadas; entre elas, destaco um estudo publicado pela revista PLOS Medicine, que observou um grupo de 8 mil pessoas sem doenças crônicas aos 50 anos. Os dados apresentados mostram que a curta duração do sono aumenta os riscos do aparecimento de doenças e as chances se tornam maiores conforme envelhecemos.

As pessoas com 50 anos, com sono de cinco horas ou menos por noite, tinham um risco 30% maior de desenvolver doenças crônicas em comparação àquelas que tinham um sono de pelo menos sete horas por noite. Aos 60, apresentavam risco de 32%, e um risco de 40% para o público com 70 anos.

COMO MELHORAR A RELAÇÃO SONO E SAÚDE?

De acordo com a Associação Brasileira do Sono (ABS), cerca de 73 milhões de brasileiros sofrem de insônia. E, segundo estudo realizado por cientistas da USP e da Unifesp, 65,5% da população brasileira relata problemas com o sono.

Logo, todo o organismo fica prejudicado quando não consegue descansar o suficiente e os impactos são sentidos na nossa saúde mental e física. Algumas doenças que apresentam maiores riscos por conta de falta de sono são:

  • Diabetes;
  • Obesidade;
  • Acidente Vascular Cerebral (AVC);
  • Insuficiência cardíaca;
  • Doença renal crônica.

É fato que a duração do sono é importante, mas a qualidade também deve ser levada em consideração. Para isso, devemos adotar alguns hábitos capazes de nos ajudar a dormir melhor.

Para facilitar o descanso noturno, estabeleça um horário para dormir. Assim, você treina o corpo a ir para a cama e a acordar no mesmo horário, tornando o sono mais regular. Além disso, devemos criar um ambiente que favoreça esse momento, diminuindo hábitos que prejudicam o descanso, como o uso de televisão, celular, excesso de luz e barulhos.

Tais cuidados melhoram a relação sono e saúde e, consequentemente, nos ajudam a ter um estilo de vida mais saudável. São aliados dessa relação uma alimentação saudável, a prática de exercícios físicos e o acompanhamento médico. Com isso, fica mais fácil alcançar a longevidade e a qualidade de vida que tanto almejamos.

Em nossa clínica você encontra todo o suporte que precisa. Marque sua consulta e será um prazer te ajudar! 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Cecilia K R Feder | © Todos os direitos resevados
Desenvolvido por &
WhatsApp chat