Menopausa: como afeta a vida da mulher?
A menopausa ainda é considerada um tabu pela maioria da população. Segundo pesquisa realizada pela Essity, empresa de higiene e saúde, apesar do Brasil ocupar a 5° posição entre os países mais bem informados sobre o tema, 55% das brasileiras entrevistadas não gostam de falar sobre o assunto.
Embora seja um processo inevitável e difícil de ser compartilhado, a menopausa é um evento completamente natural. De acordo com levantamento da Sociedade Norte‑Americana de Menopausa, até 2025, cerca de 1 bilhão de mulheres no mundo estarão na pós-menopausa, período a partir de um ano após o fim do último ciclo menstrual.
De forma resumida, a menopausa acontece quando a menstruação é interrompida de modo definitivo. É um período em que o corpo entende que não há necessidade para continuar a reprodução; assim, o corpo passa pelo declínio, constante e irreversível, dos hormônios femininos, a progesterona e o estrogênio.
Os principais sinais da menopausa
Segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde), os primeiros sinais da menopausa acontecem, para a maioria das mulheres, entre os 45 e 55 anos. As alterações hormonais podem causar grande impacto na vida da mulher, envolvendo alguns aspectos físicos, como alterações na pele e nos músculos, e também emocionais.
Mesmo sendo um processo natural, a menopausa vem acompanhada de alguns sintomas desagradáveis - entre as principais queixas associadas, estão:
- Ondas de calor e suores noturnos;
- Secura vaginal e dor durante a relação sexual;
- Infecções urinárias;
- Alterações de humor;
- Depressão e ansiedade.
Além disso, com a perda de estrogênio, a saúde óssea e do coração também podem ser afetadas. O aumento do risco de fraturas é uma consequência do enfraquecimento dos ossos, e as mulheres também podem estar mais vulneráveis às doenças cardíacas em razão desse período.
Mesmo sendo algo natural, é possível aliviar os sintomas?
Por não afetar apenas aspectos físicos, muitas mulheres buscam alternativas para “driblar” os efeitos da menopausa. As terapias hormonais, muito procuradas, são tratamentos de reposição dos hormônios estrogênio e progesterona.
Apesar de ser uma alternativa para aliviar os sintomas da menopausa, as terapias não são uma solução para todas. Por isso, o acompanhamento profissional é fundamental para garantir o suporte necessário e ter a orientação correta.
Em nossa clínica você encontra profissionais qualificados para te orientar sobre a menopausa e a terapia de reposição hormonal - entre em contato e agende sua consulta!