Qual o valor ideal de glicemia no sangue para evitar diabetes?
Diabetes é uma doença crônica que afeta milhões de pessoas. De acordo com dados da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS), a diabetes é a sexta causa de mortalidade nas Américas - e um indicador importante para controlar a condição é a glicemia.
Para entender melhor, a glicemia é a quantidade de açúcar presente no sangue, e seu valor é medido em miligramas por decilitro (mg/dL). Saber qual é o seu valor glicêmico normal pode ajudar a manter uma boa saúde, mas existem variações dos níveis de glicemia.
As variações podem resultar em grandes prejuízos à saúde. A hipoglicemia, por exemplo, é quando a glicemia está abaixo do normal, o que pode ser preocupante para quem tem diabetes e para pessoas saudáveis.
Em diabéticos, o nível de hipoglicemia é abaixo de 70mg/dL e, para pessoas saudáveis, esse valor é menor que 54mg/dL. A hipoglicemia pode causar sintomas como tontura, tremores, visão turva e sensação de formigamento nos lábios ou na língua. Essa condição pode ocorrer devido a longos períodos em jejum, excesso de insulina ou outros medicamentos para diabetes.
Por outro lado, a hiperglicemia é quando a glicemia fica acima do normal, que é cerca de 140mg/dL, duas horas depois de uma refeição. É importante lembrar que o nível de hiperglicemia pode variar de acordo com o momento do dia, especialmente em jejum.
Ou seja, é fundamental estar atento aos sinais do corpo como fraqueza e cansaço, fome excessiva, candidíase vaginal nas mulheres e visão embaçada. Além disso, a hiperglicemia pode ser um sinal de pré-diabetes ou diabetes e os casos podem estar relacionados ao sedentarismo, estresse e à resistência à insulina.
Dicas para manter a glicemia em níveis saudáveis
Para um adulto saudável, o valor normal de glicemia em jejum é entre 70 e 99 mg/dL. Já após as refeições, o valor pode chegar até 140 mg/dL.
Manter a glicemia em níveis saudáveis é fundamental para prevenir e controlar a diabetes, bem como evitar outros problemas de saúde. Além de saber o nível glicêmico normal, existem outras medidas importantes que podem auxiliar nesse controle::
- Manter uma alimentação saudável e equilibrada, com baixo teor de açúcar e rica em fibras;
- Praticar exercícios físicos regularmente - 20 minutos por dia já ajudam muito;
- Controlar o estresse, pois a saúde da nossa mente influencia o nosso corpo;
- Evitar o consumo excessivo de álcool e tabaco.
Com isso, é importante lembrar que a glicemia também deve ser controlada com o auxílio de um profissional de saúde, como um endocrinologista. Buscar apoio especializado é fundamental para evitar problemas em longo prazo.
Se você quer cuidar melhor da sua saúde e ter mais qualidade de vida, marque uma consulta em nossa clínica - estamos de braços abertos e prontos para te receber!