Cecilia Feder

Pré-Diabetes

O Pré-diabetes (ou Intolerância à glicose) pode ser definido por uma alteração nas taxas de açúcar no sangue que ainda não atingiram níveis altos o suficiente para diagnosticar o indivíduo com Diabetes. Em geral, não são observados sintomas nessa fase, porém o risco para complicações oftalmológicas, renais, cardíacas e neurológicas já existe.

O diagnóstico é feito por exames laboratoriais de sangue que mostrarão alterações intermediárias: glicemia de jejum entre 100-125mg/dL, HbA1c entre 5,7-6,4% e/ou Teste de tolerância oral à glicose de 2 horas (TOTG) entre 140-199mg/dL.

O rastreio deve ser obrigatoriamente realizado aos 45 anos e ser repetido a cada no mínimo 3 anos, se normal. Contudo, indivíduos acima do peso (sobrepeso) e que apresentem fatores de risco como sedentarismo, hipertensão arterial sistêmica, tabagismo, antecedente familiar de 1º grau com a doença, diabetes gestacional prévio, história de doença cardiovascular, síndrome dos ovários policísticos, acantose nigricans, triglicérides acima de 250mg/dL e HDL menor ou igual a 35mg/dL merecem rastreio precoce.

O tratamento consiste principalmente na mudança de estilo de vida. Alimentação saudável, com menor quantidade de carboidratos e atividade física regular (150min/semana) demostraram ter os melhores resultados quando comparados com medicações.


Veja Também

entre em contato

Preencha o formulário abaixo e entraremos em contato


Cecilia K R Feder | © Todos os direitos resevados
Desenvolvido por &
WhatsApp chat