Cecilia Feder

Osteoporose

A Osteoporose é uma doença osteometabólica muito prevalente na população geral, que cursa com a redução da massa óssea e desorganização da microestrutura do osso. Consequentemente, ocorre diminuição da resistência do osso e maior fragilidade óssea aumentando o risco de fraturas ao longo dos anos.

O diagnóstico é feito pelo exame de densitometria óssea e deve-se avaliar o T- escore para mulheres e homens acima de 50 anos ou mulheres pós-menopausadas.
T- escore -2,5 ou menos: diagnóstico de osteoporose
T- escore entre -1,0 e -2,4: osteopenia
T – escore maior que -1,0: normal

O rastreio deve ser iniciado em mulheres de 65 anos e homens com 70 anos. Porém, dependendo de fatores de risco para desenvolver doença óssea deve-se avaliar e pedir a densitometria antes.
A prevenção deve ser iniciada na infância com boa ingesta de cálcio, exposição solar e atividade física de impacto.

O tratamento da osteoporose consiste basicamente em 3 pilares: ingesta adequada de cálcio, vitamina D acima de 30ng/mL e medicações para prevenir a progressão da doença e fraturas de fragilidade (fratura que ocorre espontaneamente ou com trauma mínimo, exemplo: queda da própria altura). As medicações mais prescritas e indicadas são os bisfosfonatos: Alendronato (Fosamax) e Ácido zoledrônico (Aclasta). Existem ainda outras opções, como o Denosumab (Prolia) e PTH recombinante (Teriparatide) indicados para casos específicos.

O tratamento de osteopenia consiste, em geral, de dieta adequada e vitamina D adequada. Alguns casos específicos devem ser tratados com medicamentos. Esta avaliação deve ser feita levando-se em consideração antecedentes pessoais e familiares.

 


entre em contato

Preencha o formulário abaixo e entraremos em contato


Cecilia K R Feder | © Todos os direitos resevados
Desenvolvido por &
WhatsApp chat