Dia Nacional de Combate ao Câncer: saiba como prevenir
Dia 27 de novembro é considerado o Dia Nacional de Combate ao Câncer, data criada em 1988 para que a população conhecesse melhor as formas de tratamento e prevenção da doença.
Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o câncer é a segunda doença que mais mata no mundo e pode passar a ser a primeira nos próximos anos.
Embora esse dado assuste, os avanços tecnológicos trouxeram novos tipos de tratamento, de forma que, no geral, mais de 60% dos tipos de câncer já tenham cura; em alguns chega até 100%.
O tratamento contra a doença envolve diversas áreas da medicina, como patologias, radioterapia, hematologia, psicologia, nutrição e fisioterapia. O desafio é fazer com que a cura seja possível para o maior número de pessoas sem comprometer a qualidade de vida.
A taxa de incidência do câncer na população varia de acordo com os hábitos de vida e a qualidade no atendimento de saúde. Além disso, também está relacionada ao grau de exposição aos fatores de risco.
Prevenir o câncer é possível, seguindo alguns passos, como:
- Não fumar: esse ato libera substâncias tóxicas e cancerígenas, inaladas por fumantes e não fumantes;
- Alimentação saudável: procure ingerir mais alimentos como frutas, verduras, legumes, grãos e cereais, e menos gordura, frituras, enlatados, carnes e embutidos;
- Não seja sedentário: praticar, pelo menos, 30 minutos de atividade física, leve ou moderada, diariamente é fundamental na prevenção da doença;
- Exames preventivos: homens, entre 50 e 70 anos, devem investigar, regularmente, indícios de câncer de próstata. Mulheres entre 25 e 29 anos devem realizar exame preventivo ginecológico; já as com mais de 40 anos precisam realizar o exame clínico das mamas anualmente;
- Evite ou limite a ingestão de bebidas alcoólicas: homens devem evitar tomar mais de duas doses ao dia e as mulheres apenas uma;
- Exposição prolongada ao sol: é preciso evitar, principalmente entre 10h e 16h, e sempre utilizar proteção solar adequada.
Pequenas mudanças e atitudes do dia a dia trazem grande benefício para a saúde e mais qualidade de vida. Não deixe de consultar regularmente seu médico.