Qual é o momento certo para procurar o endocrinologista?
O endocrinologista é o profissional responsável pelo diagnóstico e tratamento de mudanças no organismo que sejam relacionadas a alterações hormonais.
Realizar exames de rotina e mantê-los em dia é importante para que qualquer tipo de problema seja detectado. Há casos mais específicos que torna necessária a procura de um especialista.
Essa área, por ter um vasto campo de atuação, abrange o diagnóstico e tratamento de disfunções na tireoide, dislipidemia, osteoporose, obesidade, diabetes, alterações na hipófise e glândulas adrenais, distúrbio menstruais, dentre outras.
As mais comuns, são:
Obesidade –doença crônica caracterizada por aumento de peso que pode levar a diversas complicações metabólicas e sistêmicas e que deve ser tratada como qualquer outra doença.
Tireoide – alterações como aumento dos hormônios tireoidanos (hipertireoidismo) ou diminuição dos mesmos (hipotireoidismo) devem ser tratadas conforme suas causas e acompanhadas pelo especialista. Alem disso, os nódulos tireoidianos são relativamente comuns e devem ser investigados de forma adequada.
Diabetes – Causada pela alteração na produção de insulina ou na ação da mesma nos receptores de glicose, provocando excesso de açúcar no sangue.
Distúrbios menstruais – alterações nos ciclos pode decorrer de alterações hormonais que devem ser investigadas e tratadas tanto pelo endócrino como pelo ginecologista.
A principal função dos hormônios é funcionar como um mensageiro, que leva as informações de uma célula para a outra, mantendo as funções do organismo reguladas.
Alguns sinais corriqueiros podem indicar possíveis alterações hormonais como: mudança no peso, alteração do habito intestinal, modificação na pele e cabelos, intolerância ao frio ou calor, urinar frequentemente aliado a muita fome e sede, alteração no sono, fadiga constante, dificuldades para dormir, acne, alteração de libido, ciclos menstruais irregulares, dentre outros.
Ao sentir qualquer um desses sintomas, procurar um endocrinologista é o mais indicado. Quanto antes diagnosticar, melhor o resultado do tratamento.