Entenda os tipos de Diabetes
O diabetes é uma doença extremamente prevalente que, de acordo com dados da International Diabetes Federation (IDF) de 2017, está presente em 425 milhões de indivíduos no mundo entre 20-79 anos e em 12 milhões de brasileiros. Somando-se crianças e adolescentes (0-19anos) esta prevalência ainda aumenta em mais 1milhao e 100mil indivíduos ao redor do mundo.
O Diabetes Mellitus pode ser decorrente da produção ineficiente de insulina pelo pâncreas ou pela resistência insulínica pelo próprio organismo. Quando não tratada, pode causar complicações como doenças cardiovasculares, acidentes vasculares cerebrais, doença renal crônica, entre outras, inclusive a morte. O principal tratamento é a mudança nos hábitos de vida como alimentação e atividade física e se necessário tratamento medicamentoso de acordo com a causa estabelecida.
- Diabetes Mellitus Tipo 1: Ocorre devido a falência na produção de insulina pelo pâncreas. O diagnóstico é realizado na infância ou adolescência, porém pode ocorrer em qualquer idade. O tratamento é realizado por meio de aplicações de insulina diariamente.
- Diabetes Mellitus Tipo 2: Esse tipo de diabetes ocorre devido a resistência à insulina, onde o corpo não responde a ela de forma adequada. Seu avanço causa insuficiência na produção de insulina. O tratamento é feito através de substâncias orais ou insulina em alguns casos. Manter uma boa alimentação, pratica de atividades e controle do peso, auxiliam na prevenção.
- Diabetes Gestacional: É uma condição clínica onde a mulher não apresenta diabetes, porém no período gestacional apresenta níveis elevados de glicose no sangue. Com dieta e atividade física esse quadro pode se estabilizar, porém aem alguns casos o uso de medicações é indicado. Para evitá-la, assim como o tipo 2, é necessário manter uma vida saudável.
- Pré-Diabetes: Também conhecido como intolerância à glicose, pode ser definido por uma alteração nas taxas de açúcar no sangue, mesmo que não atinja altos níveis a ponto de ser diagnosticado o diabetes. A partir dos 45 anos é necessário fazer o rastreio a cada 3 anos, no mínimo. Praticar exercícios físicos regularmente e evitar grande quantidade de carboidrato, são formas de tratar e prevenir o pré-diabetes.
O papel do nutricionista no tratamento e controle do diabetes está em elaborar estratégias de orientação nutricional e planos alimentares para o portador da doença. Quando bem feito, traz grande evolução no tratamento e na qualidade de vida do paciente.
O profissional auxilia no:
- Acompanhamento nutricional especializado no Diabetes Tipo 1, Tipo 2 Gestacional e Pré diabetes
- Educação em Diabetes
- Atendimento especializado a pacientes em uso de bomba de insulina
- Contagem de Carboidratos (individual e em grupo)
- Diabetes x Família: Reeducação nutricional
Todos estes cuidados estarão disponíveis agora em nossa clínica! Entre em contato com a Dra. Cecilia Feder e agende a sua consulta.