Cecilia Feder

Excesso de peso prejudica a imunidade do corpo

 Publicado por: Cecilia Feder
excesso de peso

A obesidade e o excesso de peso já compõem uma realidade assustadora no Brasil: mais da metade da população está acima do peso e quase 20% sofre com a obesidade. Uma pesquisa realizada em 2017 mostra também que os hábitos alimentares dos brasileiros têm piorado, com o consumo de fast food, açúcares e gorduras sendo cada vez mais comum.

Além dos problemas associados às dislipidemias, problemas metabólicos e doenças cardiovasculares, a obesidade também se relaciona com o mau funcionamento da imunidade corporal.

Imunidade: a defesa inata do corpo

O sistema imune é a barreira de defesa natural do organismo; sua responsabilidade é proteger o corpo contra agentes nocivos ou estranhos capazes de desregular seu funcionamento normal. Essa defesa é feita por células especiais espalhadas no sangue cuja vitalidade, quantidade e eficiência é afetada por estímulos internos e externos.

O excesso de gordura e a má alimentação causam alterações hormonais e químicas responsáveis por criar processos inflamatórios exacerbados no corpo. Por isso, pessoas nessas condições ficam muito mais suscetíveis.

Natural Killers: células que captam informações sobre agentes infecciosos

Estudos científicos recentes têm mostrado que as células NK (Natural Killers) - a primeira linha de ação contra vírus, bactérias, parasitas e tumores - são especialmente afetadas pela obesidade, por meio de algumas adipocinas, produzidas no tecido gorduroso. Estas podem atrapalhar a eficiência dessas células e deixar o organismo menos reativo diante de infecções.

A consequência disso é que, em pessoas obesas, algumas infecções se instalam de forma muito mais grave. Doenças respiratórias, como a gripe, a rinite, a pneumonia e a sinusite, são mais incidentes entre a população com sobrepeso.

A obesidade é um fator de risco associado a altas taxas de mortalidade em todo o mundo. Para uma melhor qualidade de vida, é preciso combinar dieta equilibrada, exercícios físicos, hábitos mais saudáveis e check-ups de rotina para garantir que seu metabolismo está funcionando como deveria.

Referência em metabologia e endocrinologia, a Dra. Cecília K R Feder conta com ampla experiência e atendimento diferenciado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Cecilia K R Feder | © Todos os direitos resevados
Desenvolvido por &
WhatsApp chat