Alterações no humor e a tireoide
O nosso estado emocional está intimamente ligado ao bom funcionamento do sistema hormonal. Alterações metabólicas podem causar mudanças de humor e até a depressão.
A tireoide, uma das glândulas do sistema endócrino, fica situada no pescoço e é responsável pela produção, principalmente, dos hormônios T3 e T4 (triiodotironina e tiroxina, respectivamente) - essenciais para o metabolismo.
Os hormônios tireoidianos regulam a taxa de funcionamento de vários tecidos e órgãos e, quando em falta ou excesso, têm grande impacto na saúde física e mental. Desenvolvimento infantil, ciclos menstruais, fertilidade, peso, concentração e humor são todos afetados pela quantidade desses hormônios na corrente sanguínea.
Quando a produção e liberação dos hormônios da tireoide é reduzida, chamamos de hipotireoidismo. Nesses casos, o metabolismo como um todo fica mais lento e o indivíduo pode perceber dificuldade de concentração e atenção, problemas de memória, confusão mental e um humor próximo à tristeza ou, às vezes, depressão. Esses costumam ser os principais motivos que levam o paciente ao consultório médico.
Por outro lado, a insônia e a perda de peso, associadas ao aumento da ansiedade, agitação mental e labilidade emocional (choro fácil) podem ser consequência do hipertireoidismo. Em ambos os distúrbios da tireoide, sintomas de depressão são comuns.
Se o funcionamento anormal da tireoide segue por muito tempo sem ser diagnosticado, podem ocorrer graves problemas cardíacos, ósseos, musculares e reprodutivos, além de sintomas extremos como delírio e alucinações.
Com um simples exame de sangue é possível perceber alterações na tireoide e dar início ao tratamento. Por isso, consultas de rotina são muito importantes.
Entre em contato com a Dra. Cecília Feder e agende sua consulta.