Andropausa: Os hormônios masculinos diminuem com o envelhecimento
A produção de testosterona, o principal hormônio sexual masculino, geralmente começa a diminuir cerca de 1 a 2% ao ano a partir dos 40 anos.
No período mais avançado da vida adulta dos homens, essa diminuição na testosterona pode ser significante o suficiente para causar sintomas significativos.
Nesses casos, dizemos que ocorre a menopausa masculina, ou andropausa.
Várias manifestações físicas e psicológicas se fazem presentes nesse momento.
As principais são:
- Perda de energia;
- Depressão;
- Disfunção erétil;
- Diminuição da massa muscular;
- Queda da libido;
- Insônia;
- Alterações de humor;
- Osteoporose;
- Redução da capacidade de concentração.
Terapia de reposição hormonal com testosterona
Para possibilitar um diagnóstico preciso, são necessárias visitas frequentes ao consultório médico. O check up hormonal não é tão conhecido, mas deve fazer parte da rotina de saúde.
O endocrinologista pode pedir os exames essenciais e, de acordo com os resultados, indicar possíveis linhas de tratamento.
Muitos homens com níveis normais de testosterona se interessam em tomar o hormônio para retardar ou inverter o desenvolvimento das características de níveis baixos de testosterona. Entretanto, atualmente a terapia de reposição de testosterona (TRT) é recomendada apenas para homens com os sintomas de níveis baixos de testosterona associado à níveis anormalmente baixos de testosterona no sangue, um problema denominado hipogonadismo.