Depressão e a tireoide
A cada dia, os números relacionados aos casos de depressão aumentam. Essa epidemia mundial, no entanto, pode ter como causa direta certas disfunções hormonais.
A depressão traz, além de tudo, sérias dificuldades sociais. A sensação persistente de tristeza e desânimo que costuma acompanhar a depressão tem grandes efeitos na rotina e na qualidade de vida. Muitas pessoas relatam se sentir sem esperanças e sem forças para encarar o mundo.
Alterações hormonais afetam a saúde mental
Nosso corpo tem certa semelhança com uma complexa máquina: se alguma peça dá defeito, todo o funcionamento é prejudicado. Problemas na tireoide, como a produção insuficiente dos hormônios T3 e T4 (triiodotironina e tiroxina, respectivamente), têm relação direta com a lentidão do metabolismo e com o aparecimento da depressão.
A falta de diagnóstico traz riscos de vida
Muitas vezes, as pessoas enxergam quem tem depressão como uma pessoa fraca e emocional. Por isso, os pacientes costumam ter receio ou vergonha de buscar ajuda profissional; como consequência, a piora dos sintomas pode ter efeitos irreparáveis. É importante lembrar que essa crença é totalmente infundada. A depressão é uma doença orgânica, da mesma forma que uma diabetes ou uma hipertensão arterial.
Para assegurar que será feito o melhor tratamento para a depressão, é preciso uma abordagem multidisciplinar. Entre as avaliações necessárias, podemos citar o acompanhamento pelo médico endocrinologista. Identificar e tratar disfunções hormonais gera um impacto muito positivo na saúde e na qualidade de vida.