Cecilia Feder

Outubro Rosa

 Publicado por: Cecilia Feder

O movimento Outubro Rosa existe como uma maneira de conscientizar o público em geral sobre a prevenção do câncer de mama. O câncer de mama é o segundo tipo mais comum de câncer entre as mulheres. Essa neoplasia maligna pode ter inúmeras causas, que são tanto genéticas e hereditárias quanto podem ser ambientais.

De acordo com os dados recentes do Instituto Nacional de Câncer, a partir de 2018, estima-se que cerca de 59.700 novos casos de câncer de mama sejam diagnosticados no Brasil por ano. O número indica que a cada 100 mil mulheres, cerca de 56 desenvolvem a condição. Ele responde, atualmente, por cerca de 28% dos casos novos de câncer em mulheres.

Relativamente raro antes dos 35 anos, sua incidência cresce progressivamente, especialmente após os 50 anos. Questões como história familiar de câncer de ovário, casos de câncer de mama na família, principalmente antes dos 50 anos e história familiar de câncer de mama em homens são todos sinais de alerta para a possibilidade do câncer.

Prevenção salva

Como dito, a função do Outubro Rosa é justamente a prevenção. Já que se trata de uma doença tão agressiva, descobri-la logo no início continua sendo a melhor maneira de combatê-la. O consenso médico estima que cerca de 95% dos casos de câncer de mama descobertos ainda na primeira etapa podem ser curados.

Além disso, maus hábitos sempre aumentam a possibilidade da doença. Sedentarismo, obesidade, tabagismo e alcoolismo são todos fatores de risco de desenvolvimento da doença. Por isso, é sempre bom tentar manter hábitos de vida saudáveis, todos os dias evitando excessos e buscando manter o corpo ativo, saudável e protegido.

Um dos tópicos tratados no Outubro Rosa é o autodiagnóstico através do toque. Embora seja uma ferramenta importante de detecção e de empoderamento da mulher sobre seu corpo, é importante lembrar que o toque só é capaz de perceber a doença quando já existe algum avanço dela.

Isso tem que ser dito pois a maior arma contra o câncer de mama ainda é a mamografia, que é capaz de captar formações com muito menores. Esse exame respeita a anatomia do seio, e por isso é altamente eficiente na detecção de nódulos. Ele é capaz de apontar problemas ainda no início, tornando as chances de recuperação muito grandes.

Suporte emocional

E a outra função do Outubro Rosa é o suporte emocional. Quem luta contra essa doença sabe o quão terrível ela pode ser; tanto para quem a possui como para quem está ao lado. Lutar por um atendimento humanizado é mais do que um direito legal - é um dever moral. Um ato de simpatia e altruísmo pelos doentes pode parecer pouco, mas significa o mundo para eles.

Clínica K R Feder apoia o Outubro Rosa e a prevenção ao câncer de mama.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Cecilia K R Feder | © Todos os direitos resevados
Desenvolvido por &
WhatsApp chat