Afinal, perder peso tem relação com metabolismo?
No Brasil, segundo dados da ABESO (Associação Brasileira para o Estudo da Obesidade e Síndrome Metabólica), 55,4% das pessoas estão com excesso de peso e 19,8% são indivíduos obesos. E será que para mudar este cenário, o metabolismo tem que ser levado em consideração para perder peso e buscar mais saúde?
Antes de responder, trago alguns números relacionados com a busca por redução de medidas de acordo com a pesquisa Actions & Interventions for Weight Loss, de 2021, realizada pela Ipsos, empresa global especialista em pesquisa e inteligência de mercado:
- No Brasil, 60% têm como ação principal reduzir o açúcar para perder peso.
- Ainda no nosso país, 50% das pessoas estão optando por comer mais saudável ao invés de fazer dietas.
Apesar de serem ótimos resultados, sabemos que o processo de perder peso não é fácil, pois não existe uma receita pronta para isso. As indicações e tratamentos para diminuir os números na balança não vão produzir o mesmo resultado para todas as pessoas, e existem diversas razões para isso acontecer, sendo o metabolismo a principal delas.
Como o metabolismo pode afetar a perda de peso?
Metabolismo se refere a um conjunto de reações do nosso corpo que permite captar a energia dos alimentos para as funções vitais do organismo. Desse modo, esses processos resultam na perda energética, também chamada de gasto calórico total, convertendo e aproveitando todos os nutrientes ingeridos.
Porém, existem aspectos que colaboram para a diminuição da taxa metabólica basal - e os principais fatores são: envelhecimento, sedentarismo, pouca ingestão de água e deficiências nutricionais.
Para perder peso, é preciso achar o equilíbrio entre a energia consumida e a energia gasta - conhecido como balanço energético. Ou seja, o total de calorias ingeridas ao longo do dia e o gasto calórico são fatores que influenciam diretamente o organismo e a manutenção do peso.
Assim, para perder peso, precisamos gastar mais calorias do que ingerimos. Como? É preciso buscar o equilíbrio entre as calorias consumidas por meio da alimentação e a aceleração da queima dessas calorias - uma dieta saudável aliada à atividade física é fundamental no processo para perder peso!
Cuidar da alimentação vai ajudar no controle das calorias consumidas, evitando os excessos e priorizando alimentos ricos em fibras e proteínas magras; andando lado a lado, os exercícios físicos garantem que o gasto calórico seja maior do que o consumo, ajudando a alcançar o equilíbrio na balança.
Outras formas importantes são beber bastante água, cuidar da qualidade do sono e reduzir o consumo de alimentos industrializados. Com isso, é possível melhorar a saúde com bons resultados e perder peso.
Mesmo adotando essas medidas, algumas pessoas podem ter problemas para perder peso. Nesses casos, o ideal é procurar a ajuda de um profissional para avaliar a presença de possíveis deficiência hormonais, como pode ocorrer em caso de disfunção na tireoide, por exemplo.
Como citei no início, não há uma receita pronta. Em nossa clínica, você encontra o apoio que precisa, com atendimento individualizado - entre em contato e agende a sua consulta!