Álcool, doces e diabetes
Uma pergunta frequente que muitas pessoas que sofrem com o diabetes fazem está relacionada ao consumo de alguns itens comuns do dia-a-dia, em particular bebidas alcoólicas e doces ou outros alimentos que levam muito açúcar.
Como se sabe, o diabetes é a doença caracterizada por pelo aumento dos níveis de açúcar/glicose no sangue. Esse processo é desencadeado por uma má produção ou mal funcionamento da insulina, o hormônio que transporta a glicose do sangue, fazendo com que o açúcar se vá acumulando no sangue ao invés de ser gasto nas células do corpo.
Tanto a bebida alcoólica quanto doces alteram os níveis de glicose/açúcar no sangue, o que pode causar quadros conhecidos como hipo ou hiperglicemia.
No caso de pacientes diabéticos que estão tomando medicações, é preciso lembrar que estas aumentam a quantidade de insulina no sangue. Alternativamente, mesmo nos diabéticos que aplicam insulina, ao beber álcool, o fígado fica muito ocupado desativando o álcool ingerido, e dessa forma não consegue regular a quantidade de açúcar no sangue de forma correta. O resultado é que as taxas de açúcar no sangue podem cair, levando ao risco de hipoglicemia.
Já em relação aos doces, não existe muito segredo: eles estão carregados de açúcar, que o corpo do diabético simplesmente não consegue processar, levando a um quadro de hiperglicemia e de doenças associadas, como cegueira, problemas cardíacos, problemas renais e dificuldade de cicatrização, por exemplo.
Então, isso significa que a pessoa que sofre com o diabetes não pode de maneira alguma ingerir álcool ou doces?
Não é bem assim. Toda pessoa que sofre com diabetes pode viver uma vida normal e com qualidade, desde que mantenha o controle da doença. Doces e álcool podem ser ingeridos de maneira moderada e controlada, desde que exista um planejamento e o consentimento do seu médico endocrinologista.
Em caso de maiores dúvidas, consulte uma endocrinologista. A Dra. Cecília Feder está pronta para atender. Entre em contato e agende sua consulta.