Como funciona o hipotireoidismo
A tireoide é uma glândula, situada na região cervical, que é muito importante para o bom funcionamento do corpo. Seus hormônios são responsáveis por funções orgânicas do cérebro, coração e outros órgãos.
A deficiência dos hormônios tireoidianos T3 e T4 pode causar um distúrbio chamado hipotireoidismo. Essa condição afeta principalmente as mulheres, entre quarenta e sessenta anos de idade.
As principais causas do hipotireoidismo são: doença auto-imune da tireoide (Tireoidite de Hashimoto) onde ocorre a destruição gradual da glândula devido a produção de auto anticorpos contra as células da tireoide; após tratamento para hipertireoidismo; pós cirurgia de ressecção da tireoide; infecções agudas ou crônicas da glândula, dentre outras.
Os sintomas mais comuns são fadiga, dores, desânimo, lentificação, ganho de peso ou dificuldade para eliminá-lo, muita sonolência, intolerância ao frio e alteração do habito intestinal (constipação). Pode apresentar também irregularidade menstrual e até infertilidade, cabelos e pele secos, unhas fracas, depressão, irritabilidade, edema facial e em mãos e pés.
A quantidade de sinais e sintomas é variável de individuo para indivíduo. O médico especialista irá ouvir as reclamações do paciente e indicar uma série de exames a serem feitos para ter um diagnóstico preciso.
O tratamento é feito por meio de reposição hormonal, geralmente uma vez ao dia, pela manhã em jejum. A dosagem é individualizada em cada caso. Portanto, se você está com algum desses sintomas, procure um médico especializado.