Conheça a Síndrome do Ovário Policístico
A Síndrome dos Ovários Policísticos (SOP) é uma doença endocrinológica não rara caracterizada pelo aumento da produção de hormônios masculinos, que acomete de 5 a 10% das mulheres adultas em idade fértil.
Os sintomas da SOP são:
- Aumento do volume ovariano;
- Ausência ou irregularidade da menstruação;
- Ausência de ovulação;
- Aumento de peso;
- Aparecimento de acne;
- Hirsutismo (crescimento de pelos no rosto e outros locais em que a mulher normalmente não tem);
- Queda de cabelo;
- Resistência insulínica (RI) e problemas com a fertilidade.
O diagnóstico é baseado em história clínica, exame físico e complementado com exames laboratoriais e de imagem (Ultrassonografia transvaginal). Para confirmar a SOP são necessários 2 dos 3 critérios mais importantes: irregularidade menstrual ou ausência de menstruação, hormônios masculinos aumentados ou clinica de virilização (características masculinas nas mulheres) e Ultrassonografia compatível com ovários policísticos.
A SOP está associada ao maior risco para o desenvolvimento de outras doenças como câncer de endométrio, ataque cardíaco, diabetes e infertilidade.
O tratamento deve estar acoplado ao incentivo a uma dieta alimentar e a prática de atividade física. Isso melhora a resistência insulínica, a fertilidade, regula a ovulação e aumenta a sensibilidade à insulina.
Como opções de medicamentos os mais utilizados e eficazes são os anticoncepcionais orais. Além disso temos a metformina, medicações para acne e para infertilidade.
Porém, o tratamento varia de acordo com os sintomas que cada mulher apresenta, sendo assim, sintomático.
É recomendável consultar um médico especialista caso surjam algum desses sintomas, pois só ele poderá indicar o melhor tratamento para cada caso.