Contagem de carboidratos: comendo sem medo
O diabetes é uma disfunção caracterizada pela elevação dos níveis de glicose no sangue (hiperglicemia). Existem dois tipos de diabetes, diferenciadas pelas suas causas. O diabetes tipo 1 deve ser controlada com injeções de insulina, garantindo que a glicemia permaneça estável no sangue. Entretanto, essas injeções não são administradas aleatoriamente.
A contagem de carboidratos é uma ferramenta que pode ser utilizada para otimizar o tratamento do diabetes. De acordo com a quantidade de carboidratos a ser ingerida realiza-se uma conta matemática para calcular a quantidade de insulina a ser aplicada na refeição. Não é complexa, porém exige ensinamentos e treinamentos para que o resultado de melhor controle da glicose no sangue seja alcançado.
Essas informações podem ser facilmente adquiridas observando os rótulos dos alimentos e usando uma balança de cozinha.
De fato, quando se entende como realizar essa contagem, existe uma maior variedade na escolha dos alimentos para compor o plano alimentar. Entre esses alimentos, os mais comuns são: pães, biscoitos, cereais, farinhas, feijões, batata, mandioca, massas, arroz, grãos, leguminosas, frutas, leites, iogurtes, mel, açúcar e doces em gerais.
Eles também podem ser encontrados juntos de proteínas e gorduras, como em pizzas, sorvetes ou chocolates. Alguns alimentos não possuem carboidratos, como por exemplo, as carnes, mas devemos lembrar que pouco mais metade das proteínas se converte em carboidratos.
Métodos específicos
O plano alimentar mencionado acima se baseia no cálculo das necessidades calóricas diárias do paciente, de acordo com a anamnese. Levando-se em conta a rotina, horários e medicação em seguida da quantidade total de carboidratos a ser consumida, dividindo o total das refeições. Assim, temos a quantidade de carboidratos determinada por refeição.
Existem alguns métodos de contagem. O mais indicado para cada paciente depende das suas necessidades específicas, e o mais indicado para fazer essa avaliação é o profissional endocrinologista juntamente com o nutricionista.
Para saber mais sobre a contagem de carboidratos e qual é a mais indicada para você, entre em contato com a Clínica Cecília K R Feder e agende sua consulta.