Controlando o colesterol
O colesterol, apesar da má fama, é uma parte essencial do bom funcionamento do corpo. Ele é um tipo de gordura presente na estrutura de diversos tipos de célula, e pode ser encontrado em muito órgãos vitais, como o coração e o cérebro. No corpo, o colesterol é utilizado para produzir hormônios muito importantes, incluindo a vitamina D.
Uma informação equivocada que muitas pessoas recebem é que o colesterol do corpo vem de uma alimentação gordurosa. Mas não é tão simples assim. Sendo uma parte importante do funcionamento do nosso metabolismo, a maior dele é produzido no próprio corpo, pelo fígado. O complemento vem da dieta.
E aqui reside o problema tão conhecido com o colesterol: Seu excesso. Pois quando consumimos alimentos demasiadamente gordurosos, nosso fígado produz colesterol em demasia, o que pode ser perigoso. Níveis muito altos de colesterol estão bastante associados a doenças potencialmente fatais, como AVC´s ou ataques cardíacos.
Um dos maiores perigos em relação ao colesterol alto é o fato de que ele não produz sintomas visíveis. O que é normalmente percebido são os sintomas destas doenças correlatas a ele – e quando se tornam perceptíveis, é porque o nível do colesterol já se tornou danoso.
Entre outras possíveis causas, existe ainda a chance de os níveis altos de colesterol serem uma herança familiar, uma condição conhecida como Hipercolesterolemia familiar. Pessoas que sofrem com o diabetes também são mais propensas a apresentarem níveis altos de colesterol.
No entanto, a maior parte das causas do colesterol alto ainda estão ligadas à má alimentação, comum em uma rotina agitada e com grande oferta de alimentos gordurosos e pobres em nutrientes. Ou seja, apesar de não ser uma regra, excesso de peso e sedentarismo possuem grandes chances de estarem ligados ao colesterol alto.
Também por isso, prevenir índices altos de colesterol, e consequentemente as doenças que ele acarreta, pode ser bastante simples. A prática de atividades físicas moderadas e uma alimentação saudável e balanceada já colaboram para esse fim. Além disso, também é bastante recomendado evitar vícios comuns, como o tabagismo, que está ligado ao colesterol alto.
Um outro recurso valioso é permanecer em contato com seu médico de confiança, e manter os níveis de colesterol sob vigilância. Quer saber mais sobre a manutenção dos seus níveis de colesterol? Entre em contato com a Dra. Cecilia Feder, especialista em endocrinologia.