Cecilia Feder

Dieta: Quais são os riscos para o organismo de abolir o carboidrato do cardápio?

 Publicado por: Cecilia Feder

Por um longo tempo, as gorduras foram as principais vilãs para quem busca o emagrecimento. Já hoje em dia, com a popularidade das dietas low carb, muitos acreditam que o segredo é eliminar os carboidratos do cardápio.

Estes regimes, além de quase impossíveis de seguir à risca, podem trazer riscos para a saúde. Conheça os perigos antes de aderir à moda:

O carboidrato é a principal fonte de energia do corpo

Para funcionar bem, produzindo hormônios e mantendo o cérebro ativo, o organismo precisa de energia. Essa energia vem do carboidrato. Se há uma restrição, o corpo entra em uma espécie de modo econômico, desacelerando o metabolismo para economizar calorias.

Sem o carboidrato, há uma intensa perda de massa muscular

Sem a energia do carboidrato vinda da alimentação, o organismo precisa encontrar outro combustível. Como substituto, começamos a queimar o glicogênio presentes nos músculos. A massa magra é consumida e seu metabolismo fica mais lento. Tudo isso dificulta a perda de peso.

Sobrecarga nos rins e no fígado

O consumo excessivo das proteínas, que costumam ser ingeridas no lugar do carboidrato nessas dietas, faz com que os rins e o fígado precisem trabalhar além do normal. Essa sobrecarga, por sua vez, pode desencadear problemas como cálculo renal e mudança de pH no sangue. O sangue mais ácido causa uma descalcificação dos ossos, aumentando o risco de osteoporose.

Compulsão alimentar

Nas dietas restritivas, o corpo deixa de ser nutrido corretamente. O cérebro, então, entra em estado de alerta e aumenta a fome como mecanismo de proteção. O resultado é comer cada vez mais, sem parar. Segundo especialistas, fazer dietas com muitas restrições aumenta em até 18 vezes o risco de compulsão alimentar.

Por conta de tudo isso, mudanças na alimentação e dietas restritivas assim nunca são recomendadas sem acompanhamento profissional. Priorize sempre sua saúde!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Cecilia K R Feder | © Todos os direitos resevados
Desenvolvido por &
WhatsApp chat