Cecilia Feder

Doenças silenciosas: saiba quais são e como identificá-las

 Publicado por: Cecilia Feder

Você já ouviu a expressão “doenças silenciosas”? Ela se refere a patologias cujos sintomas são quase, ou completamente, imperceptíveis para o paciente. Às vezes, essas doenças se apresentam com sinais como cansaço, fadiga e mal-estar; a pessoa, então, associa o que estiver sentindo a um cansaço físico, normal da correria do dia a dia, e não busca avaliação profissional.

Uma dessas doenças silenciosas é o diabetes. Estima-se que 40% dos pacientes diabéticos não sabem que sofrem com essa patologia, já que pode passar anos despercebida. Ao longo do tempo, a glicemia elevada causa lesões nos vasos e nervos, comprometendo as terminações nervosas. Quando o paciente percebe, já se instalaram neuropatias, retinopatias e/ou nefropatias.

Alguns sintomas iniciais do diabetes tipo 2 são boca seca, sede e fome excessiva, muitas idas ao banheiro e fadiga. Normalmente, o paciente nem consegue observar essas alterações. Por isso, consultas e exames de rotina são tão importantes. Análises laboratoriais podem detectar a presença da doença bem antes de qualquer manifestação aparecer. Com o diagnóstico precoce, o tratamento costuma ser mais efetivo e as complicações mais raras.

Além do diabetes, são doenças silenciosas: hipertensão, colesterol alto, disfunções na tireoide, anemia, osteoporose, entre outras.

Para prevenir essas e outras doenças, mantenha seus exames de rotina sempre atualizados.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Cecilia K R Feder | © Todos os direitos resevados
Desenvolvido por &
WhatsApp chat