Envelhecimento com saúde: Gestão da longevidade
O envelhecimento é algo natural que ocorre com todas as pessoas, porém, é por muitas vezes motivo de preocupação, principalmente às mulheres.
Uma questão que deve ser observada com seriedade é como passar por essa fase de forma tranquila, com saúde e responsabilidade, contribuindo com o aumento da longevidade da vida.
Uma das principais maneiras de envelhecer com saúde é se atentar a alimentação. Algumas substâncias presentes em alguns alimentos têm função de neutralizar os radicais livres, que por sua vez, são provenientes de situações estressantes, afetando tanto o corpo físico quanto o emocional.
Sem a neutralização desses radicais, podem causar doenças, como artrites, aterosclerose, demências, queda de cabelo, cansaço, indisposição, pele ressecada, unhas frágeis e envelhecimento precoce.
As principais substâncias que auxiliam no envelhecimento de forma saudável são:
- Vitamina C: Auxilia na síntese de colágeno, melhora a flacidez e impede a formação de células carcinogênicas;
- Vitamina E: Combate o envelhecimento cutâneo;
- Zinco: Estabiliza o metabolismo energético e favorece a renovação das células;
- Betacaroteno: Presente nos vegetais, tem ação preventiva no envelhecimento cutâneo;
- Flavonoides: São os antioxidantes mais ativos que agem contra os radicais livres;
- Selênio: Evita a formação dos radicais livres e auxilia na prevenção do fotoenvelhecimento – causado pelo sol.
Mas não é só isso, o acompanhamento médico é importante, se manter ativo realizando atividades físicas fortalece os músculos e ossos, abandonar vícios como álcool e cigarro também contribuem para o envelhecimento saudável.