Gestante com diabetes
O período da gestação já naturalmente desperta precaução redobrada, afinal, todos queremos que o parto seja tranquilo, que o bebê seja saudável e que a mamãe possa ficar bem durante e após o processo. Entretanto, algumas gestações são ainda mais delicadas, como no caso de mulheres que sofrem com o diabetes.
A primeira dica que serve no geral para todas as mulheres, é sempre a mesma: Se possível, planeje a gravidez com sua médica. Quando a intenção é anunciada, a mulher pode receber cuidados prévios e preparar o seu corpo para o processo de gestação. No caso de mulheres com diabetes, isso envolve manter os níveis de glicose e de hemoglobina glicada mais controlados para a presença do bebê.
Além disso, alguns outros cuidados gerais servem para todas as gestações, como realizar atividades físicas adequadas e sob orientação para preparar o corpo para o processo de parto e após; realizar todos os exames pedidos pelos médicos; e controlar e monitorar a alimentação durante a gestação. Tudo isso contribui para uma gravidez mais tranquila.
É claro que são muito comuns os casos em que a gravidez não é planejada. E, no caso de quem possui diabetes, isso provoca algum alarme, pois relatos de malformações fetais são comuns em casos assim. O principal fator de complicação é quando o excesso de glicose no sangue da mãe ultrapassa a placenta e chega ao sangue fetal, obrigando-o a produzir mais insulina.
No entanto, não é preciso pânico. As malformações podem acontecer, mas elas ocorrem principalmente em casos em que a gravidez não foi acompanhada e a mulher não recebeu os cuidados adequados. Uma melhora mais rigorosa no controle da glicose no início da gravidez já diminui em muito as chances de qualquer problema. Por isso, mesmo que a notícia seja repentina, basta realizar um pré-natal adequado para controlar melhor as condições.
Outra dúvida frequente está relacionada ao uso de medicamentos e em como eles afetam os bebês. Os medicamentos podem atravessar a placenta, porém a suspensão dos medicamentos pode provocar problemas de saúde na mãe. Novamente, qualquer ação só deve ser tomada sob orientação médica, e por isso o pré-natal e o acompanhamento constante da gravidez são tão importantes.
Portanto, a mensagem final é essa: Com preparo e cuidado, mesmo mulheres com diabetes podem ter uma gravidez completamente tranquila. E um recado para a família e as pessoas ao redor da gestante: Muitas delas irão se preocupar de qualquer forma. Por isso, o apoio, compreensão e conforto dos entes queridos são tão importantes quanto qualquer tratamento médico.
Em caso de dúvidas ou necessidade de orientação, entre em contato com a Dra. Cecília Feder, especialista em Endocrinologia.