Cecilia Feder

Hipertireoidismo: o que é e como funciona

 Publicado por: Cecilia Feder

A tireoide é uma glândula do corpo humano que se localiza na região do pescoço. Quando ela trabalha de maneira anormal acontece o hipertireoidismo, uma disfunção no metabolismo que produz hormônios em excesso.

Por conta do funcionamento anormal os hormônios secretados pela glândula - tetraiodotironina (T4), ou tiroxina e triiodotironina (T3) são produzidos em altas quantidades. Quando produzidas em quantidades normais, esses ajudam a regular o organismo.

A disfunção da glândula desencadeia a rápida perda de peso, sem explicação aparente, sudorese, nervosismo e irritabilidade, mudanças na menstruação, intolerância ao calor, tremor nas mãos, fadiga, fraqueza muscular, além de ritmo cardíaco acelerado ou irregular.

Essa condição começa a se manifestar a partir dos vinte e vai até cinquenta anos de idade, sendo mais comum em mulheres do que nos homens.

Apesar de ser uma doença grave, quando tratada da maneira correta e constante, os pacientes respondem bem ao procedimento, tendo prognóstico positivo.

Para ter um diagnóstico preciso, o médico especializado solicitará exames como de sangue para medir os níveis de hormônio, além de fazer perguntas sobre o histórico familiar e exame físico.

O tratamento varia de acordo com a causa do hipertireoidismo. Na sua grande maioria é feito com a ingestão de medicamentos diariamente, para controlar a quantidade de hormônios produzidos, ou pela ingestão de iodo, que cura o problema, mas destrói a glândula, sendo necessário tomar comprimidos para o resto da vida, afim de manter os níveis controlados. A cirurgia com ressecção total ou quase total pode ser necessária em alguns casos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Cecilia K R Feder | © Todos os direitos resevados
Desenvolvido por &
WhatsApp chat