Hipotireoidismo na gestação
O hipotireoidismo é uma condição clínica predominante na população, principalmente em mulheres, e precisa estar controlado durante a gestação.
Para formação adequada do bebê e para uma gravidez sem complicações a reposição com hormônio tireoidiano na dose adequada se torna fundamental. Os principais sintomas dessa condição são: cansaço, ganho de peso, sensibilidade ao frio e falhas na memória.
Há mulheres que já apresentam a condição antes mesmo de engravidar e outras que a desenvolvem com a gestação, e acabam descobrindo durante os exames feitos no pré-natal.
Durante a gestação é sempre indicado realizar exame de sangue para verificar a função tireoidiana. Se a paciente apresentar hipotireoidismo, o tratamento é indicado rapidamente e o acompanhamento para verificar as doses da medicação deve ser mensal.
Durante a gestação há uma sobrecarga da glândula por conta das mudanças hormonais comuns e desta forma, quem já tem o diagnóstico de hipotireodismo precisará de doses mais elevadas da medicação. Já quem for diagnosticada durante a gestação inicia a medicação assim que os exames mostrarem as alterações.
A condição, quando não controlada, pode reduzir as chances de engravidar, pode aumentar a chance de aborto, parto prematuro, descolamento de placenta, restrição do crescimento do bebê, hipertensão na gestação e baixo peso ao nascer.