O que é metabolismo e como ele afeta o seu peso?
Metabolismo é uma palavra derivado do Grego, que significa “mudança”. É utilizada para descrever um conjunto de reações que tem como função gerar energia para o corpo.
Ele é responsável por desenvolver diversos processos químicos, produzindo energia para manter os órgãos e tecidos funcionando adequadamente. Esses processos ocorrem de forma contínua, permitindo a reconstrução das células, auxiliando em todas as funções vitais que o seu humano realiza.
O resultado desses processos é a perda energética, chamada de gasto calórico total. Auxilia no funcionamento ideal do organismo e seus compartimentos, pois é ele que degrada, converte e aproveita todos os nutrientes ingeridos.
É dividido em duas etapas:
- Anabolismo
As moléculas são construídas para regeneração de tecidos e órgãos e sua manutenção, ocorre, por exemplo, quando há ingestão de alimentos após realizar alguma atividade física;
- Catabolismo
Ocorre a quebra de substâncias consideradas complexas em simples, por exemplo, o processo digestivo.
O peso corporal de uma pessoa é o resultado da diferença entre o catabolismo e o anabolismo, ou seja, é o valor de energia liberada do corpo após digestão dos alimentos menos a quantidade de energia que o organismo utiliza. Quando há mais entrada do que o corpo necessita, há acúmulo de gordura. A pessoa ganha peso se o consumo de calorias for maior do que o corpo precisa.
Porém, quando há consumo de menos calorias que o necessário para a realização das funções do corpo, as gorduras já estocadas passam a ser utilizadas como fonte de energia, além dos músculos, resultando em perda de peso, mas também de massa magra.
O metabolismo desacelera por falta de nutrientes e água, por isso é indicado o consumo de, no mínimo, 2 litros de água por dia. Além de consumir mais frutas, verduras e legumes, evitando alimentos industrializados.
Para entender melhor como esse processo é realizado, entre em contato com a Dra. Cecília Feder e agende a sua consulta.