O que é o nódulo de tireoide?
A tireoide é uma glândula com formato de borboleta localizada abaixo da laringe. Pode apresentar diversos problemas relacionados à produção de hormônios que controlam o metabolismo, um deles é o aparecimento de nódulos.
Esses nódulos são lesões que se formam no tecido da tireoide e podem ser causados por uma série de fatores. Em geral, costumam ser benignos e não evoluir para câncer.
Essa condição, em geral, é assintomática, mas em alguns casos é possível notar quando a região é apalpada e, em casos de grandes nódulos, pode existir a dificuldade para engolir ou respirar e a sensação de um caroço no pescoço.
Existem diferentes tipos de lesões desde as mais benignas até um câncer de tireoide. O nódulo deverá ser avaliado com exame físico, exames de sangue e ultrassonografia de tireoide. Se for indicado, o médico poderá solicitar uma cintilografia da tireoide para localizar quais nódulos estão ou não produzindo hormônios tireoidianos. Se o nódulo for suspeito de malignidade pela ultrassonografia o médico poderá solicitar uma punção do mesmo para avaliar melhor a indicação do tratamento mais invasivo.
O tratamento depende do tipo de nódulo presente no paciente. Se for benigno, não é necessário nenhum procedimento de retirada ou ingestão de medicamento, mas se estiver produzindo hormônios de maneira indesejada e prejudicial ao organismo, será preciso fazer um tratamento específico que pode variar de radiodoterapia até cirurgia para retirada do nódulo. Se caso for maligno o tratamento deverá ser cirúrgico também.