Obesidade: Doença do século XXI?
A obesidade é uma doença crônica que se caracteriza pelo acúmulo excessivo de gordura corporal. A maioria das vezes está relacionada a hábitos de vida desregrados e não saudáveis.
Com o passar do tempo pode acarretar em problemas de saúde como hipertensão arterial sistêmica, diabetes mellitus, apneia do sono, gordura no fígado, dislipidemia, asma, artrose e hipogonadismo.
O Ministério da Saúde apontou que 18,9% da população acima dos 18 anos, nas capitais do Brasil, é obesa, declarando um crescimento de 60,2% se comparado com o resultado obtido na primeira vez, em 2006.
O diagnóstico pode ser feito de diversas formas. A mais fácil é chamada de IMC (Índice de Massa Corpórea), onde a relação do peso é dividida pela altura ao quadrado.
Outra maneira de avaliar a gordura corporal é por meio da bioimpedância, uma máquina que calcula a quantidade de gordura corporal total e demonstra por partes do corpo onde a gordura está em maior quantidade.
A melhor maneira de tratar a obesidade é mudando os hábitos de vida. A alimentação deve ser saudável e hipocalórica e uma rotina regular de atividades físicas, de 3 a 5 vezes por semana, por no mínimo 30 minutos.
Em casos mais sérios, o uso de medicamentos é indicado e deve ser feito sob acompanhamento médico especializado. A cirurgia é indicada em casos de obesidade grau 3 e em casos de obesidade grau 2 associado a comorbidades (outras doenças), porém o tratamento clinico deve ser realizado antes, durante e depois da cirurgia concomitantemente para que se obtenha um resultado satisfatório e duradouro.
Importante consultar um profissional, ele saberá indicar a melhor forma de tratamento, dieta e medicamentos de acordo com o problema apresentado. Entre em contato com a Dra. Cecília Feder e agende a sua consulta.