Osteoporose afeta 200 milhões de mulheres no mundo
A osteoporose é uma condição que causa o enfraquecimento dos ossos devido à diminuição de massa óssea corporal, deixando-os mais finos e sensíveis. Desse modo, é comum que pessoas que têm a doença corram mais riscos de sofrer com fraturas - normalmente mais frequentes nas vértebras da coluna e nos ossos do fêmur e punho.
Por agir de maneira silenciosa na maioria dos casos, muitas pessoas só descobrem o problema quando ele já está em seu estágio mais avançado, ou seja, quando há a fratura óssea. Sendo assim, é fundamental se atentar às características da osteoporose, principalmente se você é mulher.
De acordo com a Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (SBEM), a osteoporose resulta em mais de 8,9 milhões de fraturas anualmente em todo o mundo, causando fratura osteoporótica a cada 3 segundos, segundo a Federação Internacional da Osteoporose (IOF).
A SBEM estima que a doença afeta 200 milhões de mulheres mundialmente, sendo que 1 em cada 3 com mais de 50 anos de idade podem sofrer fraturas osteoporóticas. Na população masculina, a chance é entre 1 a cada 5 homens com mais de 50 anos.
Isso acontece porque os ossos contam com forte influência do estrogênio (hormônio feminino), que também está presente nos homens, mas em menor quantidade; é ele quem contribui para a manutenção do equilíbrio entre a perda e o ganho de massa óssea
Na menopausa, os níveis de estrogênio caem de maneira brusca, fazendo com que os ossos passem a se descalcificar, tornando-se mais frágeis.
Diagnóstico e prevenção
Além de ser mulher, a SBEM alerta que outros fatores também podem favorecer o desenvolvimento da osteoporose, como:
- Ser de raça branca;
- Ter histórico na família;
- Ser fumante;
- Estar muito abaixo do peso;
- Ter tido menopausa precoce sem fazer a reposição de hormônio;
- Ter sofrido fratura na fase adulta;
- Ter feito o uso de corticoides por muito tempo.
Levando em consideração os pontos listados até aqui, é primordial que mulheres na menopausa, e todos com 50 anos que estejam dentro do grupo de risco, façam exames periódicos - o exame de diagnóstico da osteoporose é o de Densitometria Óssea.
Para prevenir a doença, é recomendado que os cuidados tenham início desde a infância, adotando hábitos saudáveis e a prática de exercícios físicos que proporcionem o fortalecimento dos músculos. O consumo de alimentos ricos em cálcio, inclusive os laticínios, também é excelente!
Outro método de prevenção que gosto de frisar é a Vitamina D, que ajuda no fortalecimento ósseo. Como são poucos os alimentos que contêm essa substância, é ideal obtê-la por meio da exposição ao sol ou através de suplementos vitamínicos prescritos por um profissional.
Osteoporose tem cura?
Essa é uma pergunta muito frequente. Primeiro, quero enfatizar que a prevenção é importante, mas nem sempre totalmente eficaz, pois a osteoporose pode ser uma herança genética.
Infelizmente não, a osteoporose não tem cura! Contudo, o tratamento conciliado aos bons hábitos no dia a dia reduzirão os riscos de fraturas, além de evitar que o quadro evolua.
Fique atento às condições da doença, faça sempre os exames recomendados pelo seu médico e, se necessário, marque uma consulta para iniciar o seu tratamento!