Osteoporose: um mal que pode ser evitado
A osteoporose é uma doença osteometabólica que acomete grande parte da população, que cursa com a redução da massa óssea e desorganização da microestrutura do osso. Ao longo dos anos, ocorre diminuição da resistência dos ossos e maior fragilidade óssea aumentando o risco de fraturas.
O diagnóstico é feito através da Densitometria Óssea. É um exame não invasivo, onde é avaliado o T-escore para homens e mulheres acima de 50 anos ou mulheres pós-menopausa.
O T-escore -2,5 ou menos diagnostica a osteoporose;
O T-escore entre -1 e -2,4 é osteopenia, que consiste na diminuição progressiva da trama proteica do osso;
E o T-escore maior que -1 é o normal.
Medidas contra a osteoporose podem ser tomadas desde a infância, garantindo melhor desenvolvimento e fortificação maior da massa óssea, tendo como medidas básicas a ingestão de cálcio, tomar sol (vitamina D acima de 30ng/mL) e a prática de atividades físicas de impacto.
O tratamento da osteoporose, além da alimentação adequada e ingestão de vitamina D, integra o uso de medicações como bisfonatos – Alendronatos e Ácido zolêndrico, para prevenir a progressão da doença e fraturas de fragilidade. Outras opções de medicamentos como Denosumab e PTH recombinante são indicados para casos específicos.