Outubro Rosa: ações de conscientização contra o câncer de mama
Outubro Rosa é o movimento que celebra, mundialmente, a luta contra o câncer de mama. Sempre no décimo mês do ano, campanhas buscam alertar as mulheres sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce. Quanto antes for detectado, mais chances de cura o paciente terá.
A campanha também tem o objetivo de estimular a população, as empresas e entidades a compartilhar informações sobre o assunto, proporcionar maior acesso aos serviços de tratamento e reduzir a mortalidade.
Esse movimento teve início na última década do século 20, quando um laço cor-de-rosa foi distribuído para os participantes da primeira Corrida pela Cura, em Nova York. Em 1997, entidades passaram a desenvolver ações de prevenção ao câncer de mama e ganharam o mundo. No Brasil, as campanhas acontecem desde 2002 e, a partir de 2011, incluíram o câncer de colo de útero.
O Ministério da Saúde estima mais de 50 mil novos casos de câncer de mama todos os anos e, segundo a Sociedade Brasileira de Mastologia, uma a cada doze mulheres terão tumor nas mamas até os 90 anos.
Em estágios iniciais, o câncer de mama não apresenta sintomas. Quando ele se torna palpável, significa que a doença já está avançada. Por esse motivo, fazer exames preventivos, como mamografia, é fundamental.
Apesar de não substituir a avaliação clínica, o autoexame se faz importante para identificar o tumor ainda no começo da doença. As mulheres devem ficar atentas a qualquer sinal de mudança em seu corpo e comunicar ao médico.