Cecilia Feder

Entenda as principais consequências da obesidade

 Publicado por: Cecilia Feder
principais consequências da obesidade

A obesidade é um dos principais problemas de saúde global - infelizmente, tornou-se uma tendência crescente e assustadora. Estar acima do peso gera diversos malefícios; pensando nisso, neste texto, explico as principais consequências da obesidade para conscientizar a todos. 

Primeiramente, levantei alguns dados alarmantes para ficarmos atentos: em 2025, a estimativa é que cerca de 2,3 bilhões de indivíduos ao redor do mundo estejam acima do peso, sendo 700 milhões de pessoas adultas com obesidade - segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde), divulgado pela ABESO (Associação Brasileira para o Estudo da Obesidade e da Síndrome Metabólica)

É muito importante abordar as principais consequências da obesidade, pois é uma doença crônica que vai além da estética, comprometendo a qualidade de vida como um todo. Na teoria, trata-se de algo “fácil” de ser resolvido, mas que envolve uma série de questões que vão além da forma física. 

Para entendermos sobre as consequências do sobrepeso para a saúde é preciso, antes de tudo, compreender as causas. O que leva tantas pessoas a esta condição? E quando abordamos sobre pessoas com obesidade, estamos falando só de adultos ou de crianças também? 

De acordo com a ABESO, um levantamento do Ministério da Saúde e da Organização Panamericana da Saúde indica que, apenas no Brasil, 12,9% das crianças entre 5 e 9 anos de idade têm obesidade, e 7% dos adolescentes na faixa etária de 12 a 17 anos também sofrem com a doença.

Causas da obesidade

Tecnicamente, a obesidade ocorre devido ao consumo exagerado de alimentos, principalmente os ricos em açúcar e gordura. Porém, podem haver alguns fatores contribuintes, como: 

  • Genética;
  • Sedentarismo;
  • Alterações hormonais;
  • Distúrbios emocionais;
  • Uso de medicamentos específicos;
  • Diminuição da dopamina.

Você provavelmente já deve ter se identificado com algum desses itens ou conhece alguém que se encaixa em um deles, não é mesmo? Por isso, cada caso deve ser analisado individualmente por um profissional, que também vai explicar quais são as principais consequências da obesidade e indicar um tratamento correto. 

Nesse cenário, é possível entender a importância do acompanhamento médico no processo de emagrecimento - já que, primeiro, o paciente será orientado a realizar todos os exames necessários para tratar a causa.

Principais consequências da obesidade para a saúde

Além de favorecer a baixa autoestima, a obesidade é fator de risco para diversas doenças, estando ligada a uma série de complicações. Dentre elas, as mais comuns são:

  • Diabetes

A obesidade pode causar diabetes tipo 2, pois a gordura apresenta resistência periférica à insulina - é preocupante, ainda mais se levarmos em consideração que a diabetes pode originar outras complicações, como problemas de visão.

  • Doenças cardiovasculares

Muitas vezes, o alto índice de gordura corporal se associa a uma grande quantidade de triglicerídeos e colesterol LDL (colesterol ruim), influenciando na circulação do sangue e causando problemas cardiovasculares. A hipertensão, por exemplo, é bem comum em pacientes que têm obesidade.

  • Problemas respiratórios

O excesso de peso dificulta a passagem de ar pelas vias respiratórias, fazendo com que o indivíduo respire mal e se canse com mais facilidade. Problemas respiratórios como a asma, por exemplo, podem surgir e causar ainda mais transtornos na hora de dormir ou praticar exercícios. 

  • Apneia do sono

Com a via respiratória prejudicada, pessoas que sofrem com obesidade têm a qualidade do sono comprometida. A apneia provoca barulhos e interrupções na respiração ao dormir, resultando em sonolência ao longo do dia, dificuldade de pensar e de se concentrar.

Mudança de hábito é a palavra-chave 

Se atentar às principais consequências da obesidade é essencial. Um estudo publicado pela revista The Lancet, divulgado pela SBEM (Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia), diz que o excesso de peso diminui a expectativa de vida de homens e mulheres - a cada 5kg/m2 a mais no IMC, aumenta em 30% a taxa de mortalidade geral.

Estes números mostram a importância da obesidade ser tratada o quanto antes. Muitas consequências futuras podem ser evitadas se você passar a adquirir bons hábitos desde já - e, claro, procurar a recomendação de um profissional! 

Para iniciar seu tratamento contra a obesidade, agende seu horário comigo. E se este conteúdo te ajudou de alguma forma, compartilhe em suas redes sociais e ajude mais pessoas a se conscientizarem sobre o tema!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Cecilia K R Feder | © Todos os direitos resevados
Desenvolvido por &
WhatsApp chat