Cecilia Feder

Quais os tipos de danos que podem afetar os ossos?

 Publicado por: Cecilia Feder

Os ossos que compõem o corpo humano têm como principal função sustentar e proteger outros órgãos. Apesar de parecer um órgão estático, o osso é um tecido extremamente dinâmico, pois em constante remodelamento com formação e reabsorção de sua matriz óssea.

Na matriz óssea há o armazenamento de cálcio e fosforo que conferem a rigidez do órgão em questão. A formação e degradação do tecido são controladas por diversos hormônios.

O pico de massa óssea ocorre até os 30 anos de idade e após há uma tendência fisiológica de queda, com acentuação após a menopausa nos casos das mulheres.

Há algumas doenças que podem acelerar o processo de perda óssea, causando sintomas de enfraquecimento, inflamações nas articulações, dores e perda de força.

As principais doenças que afetam os ossos, são:

  • Osteoporose: Doença osteometabólica que prevalece na população em geral, porém mais comum em mulheres pós menopausa, caracterizada pela redução da massa óssea e desorganização da microestrutura do osso, facilitando quedas e fraturas.
  • Doença de Paget: doença caracterizada por aumento da velocidade do metabolismo ósseo com reabsorção exacerbada e posterior formação desorganizada do tecido. É uma lesão benigna e não costuma dar sintomas. Como consequência podem ocorrer fraturas.
  • Osteogênese Imperfeita: Sua principal característica é a fragilidade dos ossos, facilitando a sua ruptura/quebra, causada por defeitos genéticos na produção de colágeno. Pode afetar os ossos do ouvido e causar perda de audição; na coluna, coluna curvada e nos dentes, malformações com quedas.
  • Raquitismo: Mais comum nas crianças e adolescentes, devido falta de vitamina D. Causa fragilidade nos ossos, facilitando fraturas, causando dores ósseas e musculares.
  • Osteomalácia: Também causada pela falta de vitamina D, assim como o raquitismo, porém, afeta os adultos.
  • Osteomielite: Causado por uma infecção bacteriana, podendo ser repentina, aguda ou crônica. Febre, irritabilidade ou falta de energia, dor e inchaço na área da infecção.
  • Displasia fibrosa: Devido desenvolvimento anormal das células, o osso cresce excessivamente. É mais comum nos ossos do crânio, face, costelas, braços, pélvis, coxas e canelas.

Cada uma dessas doenças requer um tipo de cuidado especifico, que varia de acordo com o caso apresentado. O mais indicado é procurar um profissional especializado. Entre em contato com a Dra. Cecilia Feder e agende a sua consulta.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Cecilia K R Feder | © Todos os direitos resevados
Desenvolvido por &
WhatsApp chat