Cecilia Feder

Colesterol alto: como reduzir?

 Publicado por: Cecilia Feder
colesterol alto

O colesterol alto pode ser um grande vilão para nossa saúde e, infelizmente, essa condição está se tornando cada vez mais comum: cerca de 40% da população adulta tem colesterol alto. Pois é, este índice atual, divulgado pela Sociedade Brasileira de Cardiologia, acende um alerta preocupante!

Antes de sabermos como manter o colesterol sob controle, vamos entender o que ele é. Trata-se de um tipo de gordura produzida pelo organismo, que pode ser dividida em dois tipos: LDL e HDL

Conhecido como "colesterol ruim", o LDL pode se acumular em excesso nas artérias, formando placas de gordura que podem restringir o fluxo sanguíneo e levar a problemas de saúde. Já o HDL é responsável pelo transporte reverso do colesterol para o fígado.

 

Como o colesterol alto afeta a saúde?

O colesterol alto pode trazer diversas consequências ruins, como:

  • Doenças cardiovasculares - aumentando o risco ataque cardíaco e acidente vascular cerebral (AVC);
  • Hipertensão arterial - as placas de colesterol nas artérias podem torná-las mais rígidas e menos elásticas, aumentando a resistência ao fluxo sanguíneo, que leva ao aumento da pressão arterial;
  • Problemas hepáticos - afeta o fígado, levando à esteatose hepática e, em casos mais graves, à cirrose hepática.

É importante destacar que o colesterol alto pode ser uma condição assintomática - ou seja, muitas pessoas podem ter essa condição e não saber. Então, o que pode ajudar a reduzir seus níveis?

 

Mantenha o colesterol sob controle

A boa notícia é que existem algumas medidas que podem ser tomadas para diminuir o colesterol alto e manter uma boa saúde. Não tem segredo! Uma delas é adotar uma alimentação saudável, rica em frutas, verduras, legumes e cereais integrais; e evitar alimentos cheios de gordura saturada, como frituras e produtos industrializados.

Além disso, a prática regular de exercícios físicos também é fundamental, pois ajuda a aumentar o HDL, conhecido como o "colesterol bom", que ajuda a remover o excesso de colesterol do sangue.  Em alguns casos, pode ser necessário o uso de medicação prescrita por um médico especialista.

É fundamental buscar ajuda profissional para tratar o colesterol alto. Uma endocrinologista pode ajudar a identificar as causas do problema e prescrever o tratamento mais adequado para cada caso. Assim, se você está preocupado com o seu colesterol ou quer prevenir problemas de saúde, entre em contato e agende uma consulta em nossa clínica!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Cecilia K R Feder | © Todos os direitos resevados
Desenvolvido por &
WhatsApp chat