Cecilia Feder

Obesidade em alta: é possível mudar esse cenário?

 Publicado por: Cecilia Feder
obesidade

A obesidade já é considerada uma das maiores pandemias globais não contagiosas. As taxas de sobrepeso e obesidade estão em uma alta constante, sendo um dos problemas mais importantes de saúde pública em todo o mundo.

A Federação Mundial de Obesidade (World Obesity Feeration) aponta que cerca de 770 milhões de adultos, em todo o mundo, foram afetados pela obesidade até 2020 - e o cenário futuro assusta ainda mais! 

A projeção é que até 2025, cerca de 2,3 bilhões de pessoas ao redor do mundo estejam acima do peso - segundo dado da OMS (Organização Mundial da Saúde), divulgado pela ABESO (Associação Brasileira para o Estudo da Obesidade e da Síndrome Metabólica).

Então, como modificar a tendência de alta da obesidade e mudar esse cenário? Antes disso, é preciso saber como essa condição impacta a saúde.

Consequências da obesidade para a saúde

Os quilos a mais podem elevar o risco de diversas doenças e complicações à saúde. Por isso, é fundamental saber que as principais consequências da obesidade podem ir além da questão estética e entender como essa doença crônica pode comprometer sua qualidade de vida.

Dessa forma, entre as principais complicações da obesidade, as mais comuns são:

  • Diabetes;
  • Doenças cardiovasculares;
  • Apneia do sono;
  • Problemas respiratórios;
  • Depressão.

Pilares para combater a obesidade

Para mudar esse cenário, é preciso um olhar estratégico para combater essa condição. Recentemente, métodos inovadores foram aprovados, trazendo novas perspectivas para o tratamento dessa doença - por exemplo, a aprovação da ANVISA do primeiro medicamento injetável para tratar a obesidade e sobrepeso.

Mas, apesar das inovações no tratamento, o básico ainda funciona: mudança de hábitos para um estilo mais saudável ainda é a chave para tratar a obesidade. Ter uma alimentação equilibrada, priorizando escolhas mais saudáveis, e a prática constante de atividade física são essenciais para evitar essa condição.

Para quem já sofre com a obesidade, tratar com o acompanhamento regular de uma equipe multidisciplinar é primordial. Em nossa clínica, você encontra o apoio que precisa - entre em contato e agende a sua consulta!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Cecilia K R Feder | © Todos os direitos resevados
Desenvolvido por &
WhatsApp chat