Cecilia Feder

QUAL A RELAÇÃO ENTRE EMAGRECIMENTO E DIABETES?

 Publicado por: Cecilia Feder

Uma pesquisa realizada pela Federação Mundial da Obesidade apontou que, até 2030, a obesidade deve atingir quase 30% dos adultos brasileiros.  

A preocupação com essa crescente nos números de pessoas com sobrepeso e obesidade se dá em razão dessas condições favorecerem o surgimento de outra doença grave, como a diabetes - que atinge cerca de 15,7 milhões de adultos no Brasil, de acordo com a Federação Internacional de Diabetes. Ou seja, emagrecimento e diabetes têm relação!

Apesar de ser uma doença crônica e não ter cura, perder peso pode ser um grande aliado para reverter o quadro.

EMAGRECIMENTO E A REMISSÃO DA DIABETES

O termo “remissão” foi validado pela Associação Americana de Diabetes (ADA) para diabetes tipo 2. Mas, antes de tudo, é preciso entender que remissão não é sinônimo de cura, nem reversão.

Segundo a ADA, pessoas com diabetes tipo 2 podem ser consideradas em remissão ao manter níveis normais de glicose no sangue por três meses ou mais. Além disso, um estudo publicado na revista The Lancet, importante periódico científico internacional, apontou que emagrecer “cerca de 10% do peso corporal pode promover a remissão do diabetes tipo 2.” 

Isso porque, na maioria dos casos, o fator de risco que favorece o surgimento da diabetes tipo 2 é o sobrepeso e a obesidade. Ou seja, a remissão da diabetes está relacionada ao controle da doença, que tem muito a ver com o emagrecimento.

Dessa forma, emagrecimento e diabetes andam juntos, e perder peso e tratar a obesidade são maneiras eficazes para controlar a diabetes.

MELHOR SAÚDE E QUALIDADE DE VIDA

Emagrecer tem um impacto na saúde geral muito maior que apenas o controle da glicemia. Além do controle da diabetes, a perda de peso pode promover mais qualidade de vida, melhorar a artrose de joelho, gordura no fígado, apneia do sono, hipertensão e os elevados níveis de gorduras no sangue, por exemplo.

Assim, o emagrecimento promove muitas vantagens ao organismo. Mas, é preciso estar comprometido com a mudança de estilo de vida: isso envolve adotar um padrão alimentar mais saudável e atividade física regular - hábitos que devem ser adotados por toda a vida.

O caminho para o emagrecimento não é fácil, mas você não precisa passar por esse processo sozinho. Ter um acompanhamento profissional com uma endocrinologista e um nutricionista é uma forma de garantir melhores resultados, equilíbrio e qualidade de vida.

Em nossa clínica, você encontra o apoio que precisa. Entre em contato e marque sua avaliação! Confira também sobre nossos tratamentos para obesidade e diabetes.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Cecilia K R Feder | © Todos os direitos resevados
Desenvolvido por &
WhatsApp chat